O USO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
O computador, utilizado como ferramenta pedagógica, vem se tornando um recurso didático potencializador do processo de ensino-aprendizagem (COSCARELLI, 2002). No entanto, há uma escassez de estudos que pesquisam o uso do computador na Educação Infantil. Neste contexto, o presente artigo apresenta uma pesquisa que teve por objetivo responder ao seguinte problema: O que artigos científicos abordam a respeito do uso do computador na Educação Infantil? Para tanto, objetivou: (i) examinar o conteúdo de cada um dos artigos localizados, por meio da pesquisa exploratória, (ii) compreender o que as obras selecionadas apresentam sobre a temática e (iii) localizar os pontos de proximidade e de distanciamento entre essas obras da pesquisa exploratória com as obras da pesquisa bibliográfica. Foi realizada uma análise contrastiva entre três artigos, selecionados nas bases Scielo e Portal de Periódicos Capes, e a revisão de literatura sobre tema, com base nas seguintes categorias de análise: pontos em comum entre as obras e pontos relevantes à temática. A análise dos artigos evidenciou diversos pontos em comum no que diz respeito à importância do uso do computador como recurso didático, ao papel do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem, à legislação vigente sobre o uso do computador na Educação Infantil e à necessidade da formação continuada para professores na área de tecnologia educativa.