RECONFIGURAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES: REFLEXÕES A PARTIR DAS RELAÇÕES RACIAIS E DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
O racismo é um problema estrutural e seu combate passa, obrigatoriamente, e também, pela intervenção educativa. Daí a importância de refletirmos como o tema é tratado no sistema escolar, uma vez que acreditamos que este seja capaz de contribuir para a transformação do imaginário, dos valores, das culturas e das condutas. Neste sentido, este artigo apresenta uma análise do material didático de Geografia do Programa “Nova EJA” com recorte para as relações raciais, mais especificamente como se dá a representatividade da população negra no referido material, uma vez que o segmento negro da sociedade brasileira é a maioria nos bancos escolares na EJA. A partir das análises sobre as imagens e conteúdosdos cadernos dos estudantes, chegamos aos seguintes resultados: o material ofertado pelo Programa “Nova EJA”, que se propõe inovador com vista a combater a defasagem entre idade/série e evasão escolar, precisa trazer em seu cerne uma nova concepção educacional em que a população negra se veja representada positivamente e, assim, incluída no sistema escolar, visto que a representação da população negra está negligenciada, estigmatiza e estereotipada, reforçando, assim, o racismo institucional no espaço escolar e colaborando para práticas pedagógicas racistas.