ENCONTROS EDUCATIVOS ENTRE A DANÇA, O ENSINO DA DANÇA E PAULO FREIRE
Resumo
O artigo tem como objetivo identificar possíveis encontros entre a dança, o ensino de dança e a educação humanizadora freireana. Além da leitura de artigos e trabalhos acadêmicos sobre dança, debruçou-se sobre as pedagogias de Paulo Freire. A partir desta pesquisa bibliográfica, notou-se alguns pontos de convergência entre a dança, no seu princípio educativo, e a educação freireana, no seu sentido libertador. A partir dessa convergência, chegou-se a cinco encontros fundamentais entre a dança, o ensino da dança e a educação humanizadora freireana, a saber: dança – movimento, dança – emancipação; dança – corpo molhado de cultura; dança – comunicação e dança – conscientização. Na conclusão, destaca-se a dança como um exercício libertador complexo do ser humano no mundo. O dançar não se pode resumir a uma tarefa mecânica do corpo. Ao contrário, a dança é uma atitude humana, um fazer-se, um colocar-se como corpo em movimento, como corpo consciente de si e do mundo.