TENSIONAMENTOS CRIATIVOS E EVOCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O IMPACTO DA OBRA DE PAULO FREIRE NO CAMPO DOS ESTUDOS DE PAZ E CONFLITO

  • Luís Fernando Bravo de Barros
Palavras-chave: Paulo Freire, Estudos de Paz e Conflito, Transracionalidade, Transformação Evocativa de Conflito, Não-Violência, Conscientização

Resumo

O presente trabalho se dispõe a um olhar sobre a influência da obra de Paulo Freire no campo dos Estudos de Paz e Conflito. Por intermédio, principalmente, de exploração de bibliografias, e com base nas experiências do autor como educador e facilitador em metodologias de transformação de conflito, contextualiza-se historicamente os desdobramentos iniciais de Paulo Freire na elaboração do seu método, ao mesmo tempo em que eram dados os passos iniciais para o estabelecimento do campo acadêmico dos Estudos de Paz e Conflito. São explicitadas ressonâncias de epistemes selecionadas do repertório de Freire em cotejo com as temáticas da transracionalidade, da transformação evocativa de conflito e da não-violência, reforçando o constatado por autores e autoras, refenciadas no texto, quanto à fecunda importância dos conceitos freireanos na elaboração de ferramentas para trabalho com conflito e construção de paz(es). Ao final, o autor partilha breves insights de sua vivência profissional, como educador e facilitador, destacando, a partir da sua perspectiva, o potencial pedagógico e transformador de posturas que encorajam a troca de ideias, e sustentam tensionamentos em meio à diversidade de visões de mundo, em esforços dedicados à construção de significados por intermédio de espaços dialógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Fernando Bravo de Barros

Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004); possui Mestrado de Estudos Avançados em Paz e Transformação de Conflitos pela Universidade da Basiléia, Suíça (2015); possui mestrado em Paz, Desenvolvimento, Segurança, e Transformação Internacional de Conflitos pela Cátedra de Estudos de Paz da UNESCO da Universidade de Innsbruck, Áustria (2017); membro do corpo docente da Associação Palas Athena (São Paulo/SP); facilitador e educador em programas de Justiça Restaurativa no Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo (CDHEP); fundador da consultoria Karutana – escutar, dialogar, transformar.

Publicado
23-12-2021
Como Citar
Barros, L. F. B. de. (2021). TENSIONAMENTOS CRIATIVOS E EVOCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O IMPACTO DA OBRA DE PAULO FREIRE NO CAMPO DOS ESTUDOS DE PAZ E CONFLITO. @rquivo Brasileiro De Educação, 9(18), 227-269. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p227-269
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier