PERFORMATIVIDADE E ALGUNS DOS SEUS EFEITOS NA ORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL

  • Susana Scherer Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Palavras-chave: Política Educacional, Formação e Trabalho Docente, Gerencialismo e Performatividade

Resumo

O presente texto se dedica a analisar a presença e alguns dos efeitos da performatividade, no contexto da construção de uma escola gerencial, na orientação da formação e do trabalho docente no Brasil. Com base na abordagem metodológica macro-global e micro-local da sociologia da educação, são aclaradas as vinculações entre as atuais estratégias neoliberais e a gestão gerencial e a performatividade. Os estudos apontam que o gerencialismo e a performatividade se manifestam por políticas que visam infiltrar a lógica de mercado no setor público, através do foco em desempenhos. Os resultados da pesquisa sobre o Brasil indicam a construção de uma escola gerencial e de expressões da performatividade em propostas a partir dos anos 90, com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), seu aperfeiçoamento e desdobramentos na BNCC e propostas como a BNC Docente, Prova Nacional Docente, nova Política Nacional de Formação inicial e continuada de professores para a educação básica, Exame Nacional do Magistério na educação básica (ENAMEB). Dessa forma, analisa-se a que a construção de uma escola gerencial se dá no país para inclinar a educação ao mercado, para o qual a performatividade tem papel chave para orientar a formação e o trabalho docente, deslegitimando o caráter social da educação, da escola e do professor.

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Biografia do Autor

Susana Scherer, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduada e Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Realizou Estágio Doutoral na Universidade do Minho - Portugal com supervisão do Prof. Licínio Lima. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas e Políticas Educacionais.

 

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Publicado
30-11-2023
Como Citar
Scherer, S. (2023). PERFORMATIVIDADE E ALGUNS DOS SEUS EFEITOS NA ORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL. @rquivo Brasileiro De Educação, 11(20), 219-235. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p219-235