A FUNÇÃO DOCENTE COMO INTELECTUAL EMANCIPADO

a formação dos professores para além da técnica de ensino

Palavras-chave: Educação, Intelectual, Emancipado, Democracia, Cidadania

Resumo

O objetivo deste ensaio é colocar em evidência alguns apontamentos para se pensar a função do professor como intelectual emancipado nas relações de ensino e aprendizagem que ocorrem em sala de aula. O processo formativo do sujeito no âmbito escolar encontra-se na dificuldade da construção da proposta de ensino como lugar para se fazer no espaço do comum da sala de aula a partilha da cultura escolar. A metodologia utilizada encontra-se no campo da teoria crítica, no sentido da apropriação do conceito filosófico referente ao lugar do sujeito no campo da cultura, que pode encontrar-se em pensar o outro numa relação de igualdade que se pauta do diálogo ou na oposição da desigualdade em que um manda e o outro obedece. A partir dessa análise, pode-se concluir que a educação escolar se encontra no paradoxo da desigualdade e que isso deveria ser eliminado para a construção da sociedade plenamente democrática e participativa. O enfrentamento dessa contradição constitui o trabalho em sala de aula como lugar da realização da função docente como intelectual e emancipado.

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Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp. Especialista em Teorias e Métodos de Pesquisa pela Unicamp. Mestre em Educação pela Unicamp. Doutor em Educação pela Unicamp. Possui Pós-Doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI.

 

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Publicado
17-08-2023
Como Citar
Rodrigues, R. (2023). A FUNÇÃO DOCENTE COMO INTELECTUAL EMANCIPADO. @rquivo Brasileiro De Educação, 11(20), 76-95. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p76-95