DIREITO À EDUCAÇÃO COMO EDUCAÇÃO AO DIREITO

  • Carlos Roberto Jamil Cury Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Direito à educação, Fundamentos do direito à educação, Educação para o direito

Resumo

Esse artigo tem como objetivo assinalar o direito à educação, de um lado, como um dos direitos mais importantes para a vida social e cidadã e, de outro lado, por ser um direito juridicamente protegido, como um recurso que deve ser conhecido pelos cidadãos. Para tanto, busca-se, no pensamento clássico, a emersão da educação como direito e as decorrências tanto para as políticas públicas, para as instituições, para os interesses coletivos e para os indivíduos.    

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Biografia do Autor

Carlos Roberto Jamil Cury, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira. Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Paraná. Professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais atuando na Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado). Possui experiência na área de Direito à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lei de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos. É pesquisador do CNPq.

 

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Publicado
19-09-2023
Como Citar
Cury, C. R. J. (2023). DIREITO À EDUCAÇÃO COMO EDUCAÇÃO AO DIREITO . @rquivo Brasileiro De Educação, 11(20), 121-136. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p121-136