A ELABORAÇÃO E O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA

  • Paulo José de Sousa Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Matheus Gomes da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alan Mendonça Costa Rede Municipal de Maricá
Palavras-chave: Quadrinhos, Habilidades, Competências, Ensino de Ciências

Resumo

O modelo de ensino baseado na metodologia expositiva não tem se mostrado eficaz. Por esta razão, alternativas metodológicas têm sido propostas para favorecerem o ensino e a aprendizagem, tais como as que fazem uso de histórias em quadrinhos. Este estudo tem como foco o ensino das ciências naturais por meio da utilização de histórias em quadrinhos sobre conteúdos de Energia e Matéria. Um estudo de caso de natureza qualitativa foi realizado no Colégio de Aplicação de Macaé, RJ, Brasil, onde propôs-se atividades de ensino e aprendizagem realizadas em quatro aulas de 50 minutos, com 21 estudantes de duas turmas da 1ª série do Ensino Médio. Os estudantes participantes responderam a questionários pré e pós-intervenção sobre os conceitos científicos abordados nas atividades e a questão social. O pré-teste foi aplicado para entender a habilidade básica dos estudantes em leitura e o pós-teste para avaliar utilização do HQs como material didático. A análise dos dados coletados sugere que os métodos de ensino e aprendizagem empregados nesta pesquisa são uma forma viável de ensinar as ciências naturais de maneira contextualizada.  A ferramenta didática escolhida obteve aprovação entre os estudantes, sendo, tendo em vista que 76,2% dos estudantes assimilaram tal abordagem como interessante e os outros 23,8% estudantes afirmam ter sido uma experiência legal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo José de Sousa Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Matheus Gomes da Silva , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), do Instituto Nutes da UFRJ.

Alan Mendonça Costa , Rede Municipal de Maricá

Graduado em Licenciatura em Química. Pós-graduado em Ensino de Ciências. Professor da Rede Municipal de Maricá. 

 

REFERÊNCIAS

BARDIN, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.

BOGDAN, R. C., & Biklen, S. Knopp. (2013). Investigação Qualitativa em Educação. Porto Editora.

BRETZ, S. L. (2008). Qualitative research designs in chemistry education research. ACS Symposium Series, 976, 79–99. https://doi.org/10.1021/bk-2008-0976.ch007

BROWN, T. L., LEMAY, H. E., BURSTEN, B. E., & MURPHY, C. (2016). Química: a ciência central.(13a. Ed.). Pearson Prentice Hall.

BYBEE, R. W. (2018). e BSCS 5E Instructional Model: Personal Reections and Contemporary Implications The BSCS 5Es Instructional Model Engaging Learners.

BYBEE, R. W., TAYLOR, J. A., GARDNER, A., SCOTTER P. Van, CARLSON  POWELL, J., WESTBROOK, A., LANDES, N., SPIEGEL, S., STUHLSATZ\/, M. M., ELLIS, A., Resch, B., THOMAS, H., BLOOM, M., MORAN, R., GETTY, S., & Knapp, N. (2006). The BSCS 5E Instructional Model: Origins and Effectiveness A Report Prepared for the Office of Science Education National Institutes of Health. bscs.org

CALDAS, D., PENELCUC, M., & Pinheiro, B. (2018). Poluição atmosférica: uma forma de ensino dos gases numa peerspectiva histórico-crítica. Educação Ambiental Em Ação, 17(65). conapesc.co

CARDOSO, A. P.; Araújo, L. D.; LIU, A. S.; CASTRO, M. do C. (2022). Histórias em Quadrinhos como Estratégia Didática para o Ensino de Química em Tempos de Pandemia. Revista Insignare Scientia, 5(2), 55–74.

CARDOSOS, E. de M. (2012). Apostila educativa A Energia Nuclear(3aEd., Vol. 3). CNEN. cnen.gov.br

CORDEIRO, J. de A.; SILVA, M. G.; GOMES, J. V.; SILVA, A. M. B.; ROLIM, E. M.; SOUZA, A. L. F.; CARMO, D. F. de M.; COSTA, A. M.; MAIA, P. J. S. (2022). Using Forensics to teach the Natural Sciences and raise student consciousness about gender-based social issues. Ensino & Pesquisa, 20(2), 37–53.

GOMES, J. V.; SILVA, F. V.; CARMO, D. F. de M.; MAIA, P. J. S. (2017). TV Series of Criminal Investigation in Chemistry Teaching Through of Research and Ludic Periódico Tchê Química, 16(31), 919–929. http://www.tchequimica.com

REZENDE, L. A. (2007). Leitura e visão de mundo: peças de um quebra-cabeça(L. A. De Rezende, Ed.; 1 edição). Eduel.

VOS, W.; VERDONK, A. H. (1996). The Particulate Nature of Matter in Science Education and in Science. Journal of research in science teaching, 33(6), 657–664.

ALFARO, J. L. D.; GANTOIS, S.; BLATTGERSTE, J.; CROON, R.; VERBERT , K.; PFEIFFER, T.; PUYVELDE, P. V.(2022). Mobile Augmented Reality Laboratory for Learning Acid-Base Titration. Journal of Chemical Education, 99(2), 531–537. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.1c00894

EKICI, F.; EKICI, E.; AYDIN, F. (2007). Utility of Concept Cartoons in Diagnosing and Overcoming Misconceptions Related to Photosynthesis. International Journal of Environmental & Science Education, 2(4), 111–124.

GAFOOR, K. A.; VEVAREMMAL, S. (2015). Effectiveness of Concept Cartoons in Chemistry Instruction and its Implications for Teacher Education. Pedagogy of Teacher Education: Trends and Challenges, 266–272. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.28946.45765

GAVA, T. B. S.; NOBRE, I. A. M.; SONDERMANN, D. V. C. (2014). O Modelo ADDIE na Construção Colaborativade Disciplinas a Distância. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: Teoria &prática, 17(1), 111–124.

HUIS, C. V.; BERG, E. Van Den. (1993). Teaching energy: a systems approach. Physics Education, 28(3), 146–153.

INEP/MEC. (2015). Brasil no PISA 2015 Análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros.

INEP/MEC. (2018). Relatório brasil no PISA 2018 diretoria de avaliação da educação básica daeb.

KALIAKIN, D. S.; ZAARI, R. R.; VARGANOV, S. A. (2015). 3D Printed Potential and Free Energy Surfaces for Teaching Fundamental Concepts in Physical Chemistry. Journal of Chemical Education, 92(12), 2106–2112. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.5b00409

KEOGH, B.; NAYLOR, S. (1999). Concept cartoons, teaching and learning in science: An evaluation. International Journal of Science Education, 21(4), 431–446. https://doi.org/10.1080/095006999290642

IFTITAH, S. L (2023). Designing Effective Instructional Media in Early Childhood Education: A Comparative Review of the ADDIE and Dick and Carey Instructional Design Models. In Advances in Educational Technology(Vol. 2, Issue 1). https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

LALLBEEHARRY, H.; NAROD, F. B. (2014). An investigation into the use of concept cartoons in the teaching of “metals and the reactivity series” at the secondary level. In Chemistry: The Key to our Sustainable Future(pp. 41–66). Springer Netherlands. https://doi.org/10.1007/978-94-007-7389-9_3

LOPES, A. da S. N.; BARROS, L. F. F.; MAIA, P. J. S.; CARMO, D. F. de M. (2020). Teaching Organic Functions via the Chemical Senses. European Academic Research, 8(8), 4564–4579. https://www.researchgate.net/publication/347439931

NISWANTI, A. P.; SYAMSIDA; KAHARUDDIN. (2022). Using Animal Cartoon Picture on Writing Narrative Text To Improve the Ability of Students of MTsN 2 Makassar. Pusat Jurnal Mahasiswa FakultasSastra, 1(1), 47–51.

PERES, F. B.; UEMURA, L. C.; ZANGHETTIN, L. (2017). Energia mecânica com enfâse em processos de usinagem -torneamento. Revista Eletrônica de Graduação -REGRAD-Do UNIVEM , 10(1), 325–338.

PRAIS, J. L. de S.; ROSA, V. F. da. (2017). NUVEM DE PALAVRAS E MAPA CONCEITUAL: ESTRATÉGIAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Nuances: Estudos Sobre Educação, 28(1), 201–219. https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4833

RAMA, A.;  VERGUEIRO, V. (2016). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. In 9aArte (São Paulo)(4 edição). Editora Contexto.

RAMA, A.; VERGUEIRO, V.; VILELA, T.; RAMOS, P.; BARBOSA, A. (2004). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula (4o).

VAN ECK, A.; FRANKS, E.; VINYARD, C. J.; GALINDO-CUSPINERA, V.; FOGLIANO, V.;  STIEGER, M.; SCHOLTEN, E. (2020). Sauce it up: Influence of condiment properties on oral processing behavior, bolus formation and sensory perception of solid foods. Food and Function, 11(7), 6186–6201. https://doi.org/10.1039/d0fo00821d

WATTS, F. M.; FINKENSTAEDT-QUINN, S. A. (2021). The current state of methods for establishing reliability in qualitative chemistry education research articles. In Chemistry Education Research and Practice(Vol. 22, Issue 3, pp. 565–578). Royal Society of Chemistry. https://doi.org/10.1039/d1rp00007a

WELCH, R.; FRANCIS, A.; BABBAGE, T., -, al, Javier Perales-Palacios, F., & Vílchez-González, J. M. (2002). Physics Education Teaching physics by means of cartoons: a qualitative study in secondary education. Physics Education, 37(5), 400–406. iop.org/journals/physed

WILSON, J. M.; FLANAGAN, E. P. (2008). THE ROLE OF ELASTIC ENERGY IN ACTIVITIES WITH HIGH FORCE AND POWER REQUIREMENTS: A BRIEF REVIEW. Journal of Strength and Conditioning Research, 22(5), 1705–1715. nsca-jscr.org

WILTGEN, F. (2022). Estados físicos da matéria. In J. L. da Silveira (Ed.), Ciência e Tecnologia: Temáticas e Fundamentos -Volume 3 (Vol. 3, pp. 1–169). Editora Uniesmero. https://doi.org/10.5281/zenodo.7072493

WWJMRD, ~. (2020). The Effect of Concept Cartoon Method on Enhancing Achievement in Chemistry at Secondary School Level. International Journal Peer Reviewed Journal Refereed Journal Indexed Journal Impact Factor, 6(3), 21–25. wwjmrd.com

YAMAMOTO, K.; FUKE, L. F. (2016). Física Para o Ensino Médio(4aEd., Vol. 3). Editora Saraiva.

ZIEBELL, L. F. (2004). O Quarto Estado da Matéria(M. A. Moreira, Ed.; Vol. 15).

 

Publicado
23-10-2023
Como Citar
Maia, P. J. de S., Silva , M. G. da, & Costa , A. M. (2023). A ELABORAÇÃO E O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA. @rquivo Brasileiro De Educação, 11(20), 169-194. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p169-194