A ELABORAÇÃO E O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
O modelo de ensino baseado na metodologia expositiva não tem se mostrado eficaz. Por esta razão, alternativas metodológicas têm sido propostas para favorecerem o ensino e a aprendizagem, tais como as que fazem uso de histórias em quadrinhos. Este estudo tem como foco o ensino das ciências naturais por meio da utilização de histórias em quadrinhos sobre conteúdos de Energia e Matéria. Um estudo de caso de natureza qualitativa foi realizado no Colégio de Aplicação de Macaé, RJ, Brasil, onde propôs-se atividades de ensino e aprendizagem realizadas em quatro aulas de 50 minutos, com 21 estudantes de duas turmas da 1ª série do Ensino Médio. Os estudantes participantes responderam a questionários pré e pós-intervenção sobre os conceitos científicos abordados nas atividades e a questão social. O pré-teste foi aplicado para entender a habilidade básica dos estudantes em leitura e o pós-teste para avaliar utilização do HQs como material didático. A análise dos dados coletados sugere que os métodos de ensino e aprendizagem empregados nesta pesquisa são uma forma viável de ensinar as ciências naturais de maneira contextualizada. A ferramenta didática escolhida obteve aprovação entre os estudantes, sendo, tendo em vista que 76,2% dos estudantes assimilaram tal abordagem como interessante e os outros 23,8% estudantes afirmam ter sido uma experiência legal.
Downloads
Copyright (c) 2023 @rquivo Brasileiro de Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.