ESTUDOS SOBRE PUBLICAÇÕES NO PERÍODO DE 2011 A 2021 SOBRE A INCLUSÃO DO OUTRO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Yara Patricia Barral de Queiroz Guimarães Universidade Cruzeiro do Sul
  • Wagner Barbosa de Lima Palanch Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL
Palavras-chave: Educação Matemática Inclusiva, Inclusão, Inclusão do Outro, Inclusão no Ensino de Matemática, Mapeamento

Resumo

Esse trabalho apresenta um estudo sobre o tema Inclusão do Outro no ensino de matemática, cuja busca aconteceu no Catálogo de Teses da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD e nas publicações dos Anais de três eventos do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e nos Anais de três eventos do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), no período de 2011 a 2021. Essa construção trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia adotada foi o mapeamento. O objetivo dessa pesquisa foi conhecer o que foi publicado durante o período mencionado a respeito do tema Inclusão do Outro no Ensino de Matemática; para isso, usamos algumas palavras para as buscas. Dentre os resultados encontrados, observamos que a comunidade acadêmica da Educação Matemática está cada vez mais interessada em debater o assunto. Relacionamos os autores das teses encontradas com os autores das publicações nos Anais, de modo a encontrar intersecções entre os trabalhos e constatar a continuidade de pesquisas. Uma vez que as teses correspondem a pesquisas já concluídas, fizemos uma leitura diagonal e organizamos os trabalhos conforme as categorias: pessoas com deficiência e/ou transtornos e abordagem da Educação Matemática Inclusiva de forma geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yara Patricia Barral de Queiroz Guimarães, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda em Ensino de Ciências no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, (.) docente (Docente) EBTT do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Wagner Barbosa de Lima Palanch, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Licenciado em Física pela Mackenzie. Mestre e Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós Doutor em Políticas Públicas e Desenvolvimento Curricular pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Estrutura Curricular e Formação de Professores.

 

REFERÊNCIAS

ALLEVATO,   S.  G.;  POSSAMAI,  J.  P.  Proposição  pela  reformulação  de problemas   na   Educação   Matemática:   possibilidades   e   potencialidades. In: ASSEMANY,  D.;  BRIÃO,  G.  (org.). Tendências  na  Educação  Matemática para a Formação de Professores, 2022.

BIEMBENGUT,    S.   Mapeamento   como   princípio   metodológico   para   a pesquisa  educacional. In:  MACHADO,  N.  J;  CUNHA,  M.  O.  da. Linguagem, conhecimento,  ação:  ensaios  de  epistemologia  e  didática. Escrituras Editora, 2007, p. 289-312.

HABERMAS, A  inclusão  do  outro:  estudo  de  teoria  política. Tradução de Denilson Luís Werle. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo I: racionalidade da ação e racionalização Tradução  de P.  A.  Soethe.  São  Paulo: Wmf  Martins Fontes, 2019.

HEALY,   Diferença,  Inclusão  e  Educação  Matemática:  Desconstruindo noções   de   normalidade. Anais   do   VI   Seminário   Internacional   de Pesquisa  em  Educação  Matemática –VI  SIPEM,  Pirenópolis/Goiás, 2015.

LIMA, Reinaldo Feio; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; BOSCARIOLI, Clodis. Práticas Pedagógicas    Mediadas    por    Tecnologias    Digitais    na    Educação Matemática    Inclusiva:    Um    Estudo    Exploratório. Revista    Educação Matemática Pesquisa, v. 24, n. 1, p. 611-637. São Paulo, 2022.

MIGUEL, Antonio;   GARNICA,   Antonio   Vicente   Marafioti;   IGLIORI,   Sonia Barbosa  Camargo;  D’AMBRÓSIO,    A  educação  matemática:  breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, nº 27, set/out/nov/dez. São Paulo: 2004.

SBEM, Sociedade    Brasileira    de    Educação    Matemática. Estatuto    da Sociedade    Brasileira    de    Educação    Matemática. Brasília:    https://www.sbembrasil.org.br/files/estatuto_sbem.pdf, acesso em 13/12/2023.

RAMOS, ;   FARIA,   P.   M.;   FARIA,   A.   Revisão   sistemática   de   literatura: contributo   à   inovação   na   investigação   em   ciências   da   educação. Revista Diálogo Educação, v. 14,n. 41, p. 17-36, 2014. DOI: http://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS01ANAIS DO V SIPEM (sbemrevista.com.br): Anais do V SIPEM–V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Petrópolis, 2012.

VI -SIPEM (sbemrevista.com.br): Anais  do  VI  SIPEM–VI  Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Pirenópolis, 2015.

VII SIPEM  (sbemparana.com.br): Anais  do  VII  SIPEM–VII  Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Foz do Iguaçu, 2018.

http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/grupo-de-trabalho/gt/gt-13: página do   GT   13   da   SBEM–Sociedade   Brasileira   de   Educação Matemática. Acesso em: 10/11/2021.

XI ENEM -Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas (sbemrevista.com.br): Anais do   XI   ENEM–XI   Encontro   Nacional   de Educação Matemática. Curitiba, 2013.

XII ENEM (sbembrasil.org.br): Anais do XII ENEM–XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, 2016.

XIII ENEM (sbemmatogrosso.com.br): Anais do XIII ENEM–XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Mato Grosso, 2019.

GUIMARÃES, Yara  Patrícia  Barral de  Queiroz; PALANCH, Wagner  Barbosa de Lima.   Contribuições   da   Teoria   da   Inclusão   do   Outro   para   a   Educação Matemática Inclusiva. Acta Scientiae – Revista de Ensino em Ciências e Matemática, V. 25, n. 05, pp. 177-198. Canoas: 2023.

 

Publicado
15-01-2024
Como Citar
Guimarães, Y. P. B. de Q., & Palanch, W. B. de L. (2024). ESTUDOS SOBRE PUBLICAÇÕES NO PERÍODO DE 2011 A 2021 SOBRE A INCLUSÃO DO OUTRO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. @rquivo Brasileiro De Educação, 11(20), 300-323. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p300-323