ESTUDOS SOBRE PUBLICAÇÕES NO PERÍODO DE 2011 A 2021 SOBRE A INCLUSÃO DO OUTRO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Yara Patricia Barral de Queiroz Guimarães Universidade Cruzeiro do Sul
  • Wagner Barbosa de Lima Palanch Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL
Palavras-chave: Educação Matemática Inclusiva, Inclusão, Inclusão do Outro, Inclusão no ensino de matemática, Mapeamento

Resumo

Esse trabalho apresenta um estudo sobre o tema Inclusão do Outro no ensino de matemática, cuja busca aconteceu no Catálogo de Teses da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD e nas publicações dos Anais de três eventos do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e nos Anais de três eventos do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), no período de 2011 a 2021. Essa construção trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia adotada foi o mapeamento. O objetivo dessa pesquisa foi conhecer o que foi publicado durante o período mencionado a respeito do tema Inclusão do Outro no Ensino de Matemática; para isso, usamos algumas palavras para as buscas. Dentre os resultados encontrados, observamos que a comunidade acadêmica da Educação Matemática está cada vez mais interessada em debater o assunto. Relacionamos os autores das teses encontradas com os autores das publicações nos Anais, de modo a encontrar intersecções entre os trabalhos e constatar a continuidade de pesquisas. Uma vez que as teses correspondem a pesquisas já concluídas, fizemos uma leitura diagonal e organizamos os trabalhos conforme as categorias: pessoas com deficiência e/ou transtornos e abordagem da Educação Matemática Inclusiva de forma geral.

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Biografia do Autor

Yara Patricia Barral de Queiroz Guimarães, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda em Ensino de Ciências no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, (.) docente (Docente) EBTT do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Wagner Barbosa de Lima Palanch, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Licenciado em Física pela Mackenzie. Mestre e Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós Doutor em Políticas Públicas e Desenvolvimento Curricular pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Estrutura Curricular e Formação de Professores.

 

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Publicado
15-01-2024
Como Citar
Guimarães, Y. P. B. de Q., & Palanch, W. B. de L. (2024). ESTUDOS SOBRE PUBLICAÇÕES NO PERÍODO DE 2011 A 2021 SOBRE A INCLUSÃO DO OUTRO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. @rquivo Brasileiro De Educação, 11(20), 300-323. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p300-323