A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A GESTÃO ESCOLAR:

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

  • Renata Lima Durães Reis Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Leonardo Felipe Gonçalves Duarte Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Ida Carneiro Martins Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Palavras-chave: Educação inclusiva, Gestão escolar, Educação infantil

Resumo

Um dos desafios da gestão educacional é oferecer subsídios para a oferta da educação inclusiva nas escolas regulares. Impeditivos como falta de infraestrutura, formação de professores e recursos financeiros são evidentes, dificuldades diante de um cenário que anseia pela inclusão. Observando tal condição, a pesquisa teve por objetivo realizar uma revisão de literatura para verificar o estado atual do conhecimento sobre o tema de educação inclusiva e a gestão escolar. Para tanto realizou-se a busca por artigos em na Scientific Electronic Library Online - Scielo uma das principais bases de dados que foi a Scielo e por dissertações e teses na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, por meio de descritores previamente estabelecidos. Como resultados que emergiram da pesquisa identificou-se que as produções encontradas davam maior destaque às necessidades formativas dos gestores para a implementação de escolas inclusivas para bebês e crianças pequenas com deficiência em instituições de Educação Infantil, bem como que existe a necessidade de haver maior compreensão dos documentos para a oferta uma educação inclusiva de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Lima Durães Reis , Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Graduada em Artes visuais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Graduada em História pela Faculdade Casa Branca (FACAB). Cursou Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Gestores Educacionais (PPGP-GE) da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Especialista em Psicopedagoga Clínica, Educação Especial Com Ênfase em Altas Habilidades/Superdotação, Direito Educacional, Cultura Afro, Gestão e Cotidiano Escolar. Participa do grupo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças (LEPED) da Faculdade de Educação da Unicamp (Campinas/SP). 

Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro-UNISA. Especialista em Pedagogia: gestão docência pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUC-PR e em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí -UFPI Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAED/UFMS).  

Ida Carneiro Martins , Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Graduada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/PUCCamp. Especialista em Educação Física Infantil pela Faculdades Integradas de Guarulhos/FIG e em Educação Motora na Escola pela UNICAMP. Mestra em Educação Física pela UNICAMP na área de Pedagogia do Movimento. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Vice-Líder do Grupo de Estudos sobre Aprendizagem, Desenvolvimento Motor e Inclusão na Educação Básica/GEPADIEB.

 

REFERÊNCIAS

ALVES, P. H.; FERRAZZO, D. Gestão escolar e a proposta de uma escola inclusiva: o que consta nos documentos oficiais. Saberes Pedagógicos, v. 5, n. 2, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.18616/rsp.v5i2.6285>. Acesso em: 05 set. 2022.

BORGES,   L. Formação  continuada  de  gestores  na  educação  infantil  na perspectiva da educação desenvolvente. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/234519>. Acesso em: 05 set. 2022.

Lei nº. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 jun. 2014 – Edição Extra. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 09 ago. 2022.

Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o   Atendimento   Educacional   Especializado na   Educação   Básica,   modalidade Educação Especial. Brasília/DF, 2009a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 2 maio 2023.

CARNEIRO,   U.  C. Formação  em  serviço  sobre  gestão  de  escolas  inclusivas para diretores de escolas de educação infantil. 2006. 219 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) –Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2826>. Acesso em: 29 jul. 2022.

DIAS,   A. Inclusão  da  criança  com  deficiência  na  Educação  Infantil:  uma análise da Base Nacional Comum Curricular. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) –Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.

LIMA,   A.  C.  de. A  formação  continuada  de  gestores  da  educação  infantil: possibilidades  e  limites  do  programa  de  formação  "A  Rede  em  rede" –a  formação continuada  na  educação  infantil.  2016.  229  f.  Dissertação  (Mestrado  em  Educação) –Escola  de  Filosofia,  Letras  e  Ciências  Humanas,  Universidade  Federal  de  São  Paulo, Guarulhos,  2016. Disponível  em:  <http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39229>. Acesso em: 29 jul. 2022.

MANTOAN,   T.  E.  Educação  Especial  na  Perspectiva  Inclusiva:  O  Que  Dizem  os Professores,  Dirigentes  e  Pais. Revista  Diálogos  e  Perspectivas  em  Educação Especial, V.2 N.1, 23-42, 2015.

MAUCH, A  gestão  de  uma  escola  pública  de  educação  infantil  inclusiva–ampliando olhares. [Online]. 2017. Disponível em: <https://fundacaogrupovw.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Artigo_GestaoEscolar.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2022.

MESQUITA REINEHR, M. M. de; RIPA, R. O papel da gestão escolar na construção da educação infantil      v.   7,   n.   13,   2022. Revista  Estudos  Aplicados  em Educação –REAe.  Disponível  em:  <https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8580>. Acesso em: 03 de ago. 2022.

ODANI, J. A. G. Educação inclusiva na primeira infância em creches públicas. 2019. 111    Tese  (Doutorado  em  Educação) -Universidade  Federal  do  Amazonas, Manaus, 2019.

OLIVEIRA, A. A. S.; DRAGO, S. L. S. A gestão da inclusão escolar na rede municipal de São Paulo:  algumas  considerações  sobre  o  Programa  Ensaio:  Avaliação  e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 20, n. 75, p. 347-372, 2012.

PADILHA, E. S. A Implementação de políticas públicas de inclusão escolar no ensino municipal de Santana do Livramento: integração ou inclusão?. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão Pública. Santana do Livramento: Unipampa, 2019.

ROSALEN,   C.;  CHALUH,  L.  N.  O  trabalho  em  parceria  na  educação  inclusiva: experiências na  Educação  Infantil. Revista  Eletrônica de Educação,[S. l.],  v. 14,  p. e3579065, 2020.

SILVA, M. F. M. C.; FACION, J. R. Perspectivas da inclusão escolar e sua efetivação. In: Facion, José  Raimundo  (Org.). Inclusão  escolar  e  suas  implicações,    ed.  rev.  e atual. Curitiba, Ibpex, 2009. p. 185-216.

SILVA, W. A. O papel da gestão no cotidiano escolar na perspectiva inclusiva. 2018. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) –Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1095>. Acesso em: 24 de abr. 2023.

UNESCO. Declaração De Salamanca Sobre Princípios, Políticas E Práticas Na Área Das     Necessidades     Educativas     Especiais.     1994.     Disponível     em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 13 set. 2023.

 

Publicado
06-12-2023
Como Citar
Reis , R. L. D., Duarte, L. F. G., & Martins , I. C. (2023). A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A GESTÃO ESCOLAR:. @rquivo Brasileiro De Educação, 11(20), 261-276. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p261-276