RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
revisão integrativa da literatura
Resumo
A Lei nº 10.639/2003 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional com a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”. As relações étnico-raciais necessitam ser debatidas no meio educacional, sobretudo para o Ensino Fundamental, que ainda encontra lacunas na efetivação nos currículos escolares e na prática pedagógica sobre a temática. Portanto, os objetivos deste trabalho foram investigar como a abordagem das relações étnico-raciais nos anos iniciais do Ensino Fundamental ocorreram no contexto escolar na última década e compreender a sua correlação com os documentos norteadores para o ensino da temática, bem como discutir sua importância no contexto formador humano. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza básica, explorando o tema a partir de um levantamento bibliográfico no portal CAPES e utilizando como descritores e operador booleano: “étnico-raciais” AND “ensino” AND “anos iniciais”. Quanto aos critérios de inclusão, buscaram-se artigos em língua portuguesa (variante brasileira) envolvendo a temática e publicados no período de 2013 a 2023. A análise de dados se baseou na teoria histórico-cultural. Como resultados, os dados revelaram que os professores buscam ensinar a temática das relações étnico-raciais na escola de forma diversificada. Porém, são os docentes que precisam tomar a iniciativa de preparo da temática para as aulas, pesquisando mais profundamente sobre o conteúdo a fim de atender à legislação vigente.
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