A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

contribuições nos anos iniciais do ensino fundamental

  • Ludmila Salomão Venâncio Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Tatiane Letícia Maia Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Viviane Milena Maia Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
Palavras-chave: Gamificação, Metodologias Ativas, Processo de Ensino-Aprendizagem

Resumo

As metodologias ativas, utilizadas como ferramentas pedagógicas, vêm se tornando um recurso didático potencializador do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, destaca-se a gamificação, uma técnica das metodologias ativas, que tem por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, com elementos comuns a jogos, visando a estimular o desenvolvimento cognitivo do sujeito em processos de construção de conhecimento. Assim, este artigo apresenta uma pesquisa que teve por objetivo compreender as contribuições da gamificação, enquanto técnica das metodologias ativas, no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, teve como objetivos específicos: aprofundar as discussões e as reflexões que permeiam as metodologias ativas no Ensino Fundamental; analisar as características da gamificação e investigar os processos motivacionais no engajamento dos alunos com a atuação da gamificação no âmbito escolar; e descrever as habilidades emocionais e cognitivas que perpassam o processo de ensino-aprendizagem. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com a coordenadora e os professores de uma escola privada, do município de Contagem, que utiliza a plataforma Minecraft Education Edition em suas práticas pedagógicas e objetivou identificar as situações favorecedoras de ensino e de aprendizagem. Ressalta-se, por fim, as contribuições da gamificação, como recurso metodológico, que tem possibilitado diversas situações favorecedoras ao ensino, auxiliando os alunos em seu processo de aprendizagem, além de estimular elementos como a criatividade, a colaboração, a solução de problemas e o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes.

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Biografia do Autor

Ludmila Salomão Venâncio, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Especialista em Gestão Estratégica da  Informação  pelo  Centro  Universitário  UNA  e  Graduada  em  Tecnologia  da Informação  pelo  Centro  Universitário  Newton  Paiva.  Docente do Departamento de Ciências Humanas e Fundamentos da Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Ibirité.

Tatiane Letícia Maia, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Especialista em Gestão Escolar pelo  Centro  Universitário  UNA. Assistente de Educação na Escola Sesi Hamleto Magnavacca.

Viviane Milena Maia, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Especialista em Gestão Escolar pelo  Centro  Universitário  UNA. Auxiliar de Coordenação Pedagógica na Escola Sesi Hamleto Magnavacca.

 

REFERÊNCIAS

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Publicado
17-12-2023
Como Citar
Venâncio, L. S., Maia, T. L., & Maia, V. M. (2023). A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. @rquivo Brasileiro De Educação, 11(20), 324-343. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p324-343