A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
contribuições nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
As metodologias ativas, utilizadas como ferramentas pedagógicas, vêm se tornando um recurso didático potencializador do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, destaca-se a gamificação, uma técnica das metodologias ativas, que tem por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, com elementos comuns a jogos, visando a estimular o desenvolvimento cognitivo do sujeito em processos de construção de conhecimento. Assim, este artigo apresenta uma pesquisa que teve por objetivo compreender as contribuições da gamificação, enquanto técnica das metodologias ativas, no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, teve como objetivos específicos: aprofundar as discussões e as reflexões que permeiam as metodologias ativas no Ensino Fundamental; analisar as características da gamificação e investigar os processos motivacionais no engajamento dos alunos com a atuação da gamificação no âmbito escolar; e descrever as habilidades emocionais e cognitivas que perpassam o processo de ensino-aprendizagem. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com a coordenadora e os professores de uma escola privada, do município de Contagem, que utiliza a plataforma Minecraft Education Edition em suas práticas pedagógicas e objetivou identificar as situações favorecedoras de ensino e de aprendizagem. Ressalta-se, por fim, as contribuições da gamificação, como recurso metodológico, que tem possibilitado diversas situações favorecedoras ao ensino, auxiliando os alunos em seu processo de aprendizagem, além de estimular elementos como a criatividade, a colaboração, a solução de problemas e o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes.
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