EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

competências em alfabetização midiática e informacional frente á (des)informação

  • Guilherme Henrique Correia Domingues Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Sérgio de Camargo Filho Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Alfabetização Midiática e Informacional, Competências, Sociedade da Informação

Resumo

Os avanços científicos e tecnológicos têm afetado as atividades humanas, fornecendo novas tecnologias e multiplicando os meios e dispositivos de comunicação, de forma que as pessoas possuem acesso a uma vasta gama de informações, as quais, devido sua ambivalência, podem contribuir ou desamparar na superação dos desafios inerentes a vivência humana e da atual sociedade da informação. Sendo assim, para além da alfabetização tradicional, outras alfabetizações são importantes na formação do aluno, como buscamos apontar no presente trabalho, a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) proposta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Logo, destacamos a educação científica para a formação de alunos visando a superação de tais desafios, para tal, apontamos o desenvolvimento de competências pertinentes a essa sociedade, em especial, competências em AMI, de forma que o aluno competente é aquele que possui condições de mobilizar seus conhecimentos, ou seja, para além das componentes conceituais, possui domínio das chamadas componentes procedimentais e atitudinais. Ademais, buscamos propor um quadro teórico que possibilite aferir o nível em AMI de alunos, para tanto, foi feita uma adaptação do quadro proposto pela UNESCO.

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Biografia do Autor

Guilherme Henrique Correia Domingues, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Ciências Exatas – Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Paulo Sérgio de Camargo Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor do Magistério Superior lotado no Departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina/PR, docente permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. Líder do grupo de pesquisa em STEM EDUCATION (UTFPR). 

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel e Licenciado em Física pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências: Ensino de Física, pelo Instituto de Física da USP e Faculdade de Educação USP. Doutor em Educação, Área de Concentração: Didática, Faculdade de Educação USP.  Professor Associado do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL).  Membro da comissão coordenadora do Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciências/UEL.

 

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Publicado
01-12-2023
Como Citar
Domingues, G. H. C., Camargo Filho, P. S. de, & Laburú, C. E. (2023). EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. @rquivo Brasileiro De Educação, 11(20), 236-260. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p236-260