EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
competências em alfabetização midiática e informacional frente á (des)informação
Resumo
Os avanços científicos e tecnológicos têm afetado as atividades humanas, fornecendo novas tecnologias e multiplicando os meios e dispositivos de comunicação, de forma que as pessoas possuem acesso a uma vasta gama de informações, as quais, devido sua ambivalência, podem contribuir ou desamparar na superação dos desafios inerentes a vivência humana e da atual sociedade da informação. Sendo assim, para além da alfabetização tradicional, outras alfabetizações são importantes na formação do aluno, como buscamos apontar no presente trabalho, a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) proposta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Logo, destacamos a educação científica para a formação de alunos visando a superação de tais desafios, para tal, apontamos o desenvolvimento de competências pertinentes a essa sociedade, em especial, competências em AMI, de forma que o aluno competente é aquele que possui condições de mobilizar seus conhecimentos, ou seja, para além das componentes conceituais, possui domínio das chamadas componentes procedimentais e atitudinais. Ademais, buscamos propor um quadro teórico que possibilite aferir o nível em AMI de alunos, para tanto, foi feita uma adaptação do quadro proposto pela UNESCO.
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