TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO:

desafios e possibilidades nas vozes de gestores de escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte

  • Helaine Santos Leal Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Tecnologias digitais na educação. Educação pública. Currículo. Gestores escolares.

Resumo

Esta pesquisa buscou caracterizar como gestores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte se posicionam sobre a incorporação curricular das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A pesquisa, de base mista, envolveu análise documental, aplicação de um questionário e grupo focal. Os resultados indicam que os gestores percebem de formas diversas as possibilidades de inserção das tecnologias currículo e no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Os gestores estão em geral convencidos de que as tecnologias digitais são um recurso educacional promissor ao mesmo tempo que reconhecem desafios a serem enfrentados para uma efetiva inserção, passando por uma reformulação dos projetos políticos-pedagógicos e dos currículos educacionais e demandando-se ainda a elaboração de uma política pública de formação continuada dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helaine Santos Leal, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no ano de 2007, Mestra pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em  2023 e Professora Municipal de Belo Horizonte desde 2011.

Publicado
21-05-2024
Como Citar
Santos Leal, H. (2024). TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO: . @rquivo Brasileiro De Educação, 12(22), 30-58. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n22p30-58