A educação escolar no projeto de vida de jovens

  • Eva Aparecida da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Palavras-chave: Juventude. Jovens quilombolas. Educação. Cultura. Oportunidades educacionais.

Resumo

Este trabalho tem como referência a pesquisa “Jovens quilombolas e seus projetos de vida”, em desenvolvimento com jovens de três comunidades remanescentes de quilombo do município de Teófilo Otoni/MG (São Julião, Cama Alta e Córrego Novo), para refletir sobre o papel da educação escolar na construção de seus projetos de vida. Essa pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), objetiva compreender o processo de construção dos projetos de vida de jovens, na faixa de 15 a 29 anos¹, negros, rurais e quilombolas, homens e mulheres, por meio da apreensão de quem são, como vivem, o que pensam e sentem sobre suas potencialidades e limites, condições socioeconômicas, educacionais e culturais, bem como sobre as adversidades e os projetos de futuro. A coleta de dados foi feita por meio de três instrumentos: questionário socioeconômico e cultural, para traçar o perfil dos jovens investigados; entrevista individual semiestruturada; e reuniões de grupo, empregando a técnica de Roda de Conversa. O estudo possibilitou analisar que no contexto do século XXI, as organizações negras e quilombolas ainda buscam oportunidades educacionais.

Palavras-chave: Juventude. Jovens quilombolas. Educação. Cultura. Oportunidades educacionais.

 

ABSTRACT

This work is referenced research “Maroons Youth and their life projects” in development with young people from three remaining communities of quilombos in the city of Teófilo Otoni/MG (Sao Julião, Alta Bed and New Stream), to reflect on the role school education in building their life projects. This research, funded by the Research Support of the State of Minas Gerais Foundation (FAPEMIG), aims to understand the process of construction of youth life projects in the range of 15 to 29 years, black, rural and maroon, men and women, through the seizure of who they are, how they live, what they think and feel about their potentialities and limits, socio-economic, educational and cultural conditions, as well as adversity and future projects. Data collection was done by means of three instruments: socioeconomic and cultural questionnaire to profile the investigated young people; semi-structured individual interviews; and group meetings, employing the technique of conversation wheel. The study made it possible to analyze it in the context of twenty-first century, black and maroon organizations still seek educational opportunities.

Keywords: Youth. Young lives in quilombo. Education. Culture. Educational opportunities.

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Biografia do Autor

Eva Aparecida da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Possui graduação em Ciências Sociais, Licenciatura (1996) e Bacharelado (1997), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Araraquara/SP; mestrado (2003) e doutorado (2008) em Educação pela Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas à Educação, com ênfase em Educação e Diversidade Sociocultural, atuando principalmente nos seguintes temas: prática docente, relações raciais, educação para as relações étnico-raciais, políticas de ação afirmativa na educação, comunidades remanescentes de quilombo; ensino de Sociologia.

Publicado
18-03-2016
Como Citar
Silva, E. A. da. (2016). A educação escolar no projeto de vida de jovens. @rquivo Brasileiro De Educação, 3(5), 34-47. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2015v3n5p34