Educação física no ensino superior: uma prática ressignificada como conteúdo acadêmico

  • Rogério Rodrigues Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Palavras-chave: Educação Física. Esport. Ensino da Educação Física. Fundamentos da Educação Física.

Resumo

 

O problema analisado neste artigo refere-se ao ensino da Educação Física instituída como disciplina obrigatória na grade curricular do Ensino Superior, antes da promulgação da Lei Nº 9.394/96. Com a promulgação da referida lei, a obrigatoriedade deixou de existir, e a Educação Física tornou-se uma disciplina destituída de significado acadêmico, praticamente extinta nos currículos dos diversos cursos de graduação. O objetivo desta pesquisa é, portanto, estabelecer uma ressignificação da Educação Física no Ensino Superior, diretamente relacionada com a reformulação dos seus conteúdos. O método empregado é o da pesquisa participativa em virtude de o pesquisador trabalhar com a disciplina Educação Física no Ensino Superior. A conclusão do trabalho aponta para a necessária inserção dos conteúdos da Educação Física nos três principais eixos norteadores do trabalho docente no Ensino Superior, quais sejam: o ensino, a pesquisa e a extensão.

Palavras-chave: Educação Física. Esport. Ensino da Educação Física. Fundamentos da Educação Física.

 

ABSTRACT

 

The problem analyzed relates the teaching of Physical Education instituted as a mandatory discipline in the curriculum of higher education before the promulgation of Law number 9.394/96. However, with the enactment of that law, the obligation no longer exists and Physical Education has become a devoid of meaning academic discipline, virtually extinct in the curricula of many undergraduate courses. The aim is therefore to establish a new meaning of physical education in higher education as something directly related to the reformulation of its contents. The method employed is that of participatory research because the researcher works with the Physical Education in Higher Education. The conclusion of the work points to the insertion of the required contents of physical education in the three main guiding principles of the teaching work in higher education such as teaching, research and extension.

Keywords: Physical Education. Sports. Teaching of Physical Education. Principles of Physical Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (1987), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação – Unicamp (1997) e doutorado em Educação – Unicamp (2004). Atualmente é Docente Associado Nível II da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI. Tem experiência na área de Educação – Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Trabalha na linha de pesquisa: Fundamentos da Educação; Educação do corpo; Educação, Saúde e Trabalho. Desenvolveu os projetos intitulados: a) Clínica da Cultura – A educação e a crueldade: o ensino da barbárie tendo como base as práticas educativas instituídas no ambiente escolar (Projeto Fapemig Universal/2006 SHA 1929/06). b) Educação e Psicanálise As dinâmicas das práticas educativas e os mitos sobre as causas das dificuldades escolares: os problemas de aprendizagem (Projeto Fapemig Universal/2008 SHA – APQ-00070-08). Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa intitulado: A educação entre as práticas e os discursos: a aprendizagem escolar e o processo de formação cultural do sujeito. (Projetos de Pesquisa em Educação Básica Acordo CAPES FAPEMIG/2013 APQ-03301-12). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (UNIFEI). Área de interesse: Educação, Saúde e Trabalho.

Publicado
18-03-2016
Como Citar
Rodrigues, R. (2016). Educação física no ensino superior: uma prática ressignificada como conteúdo acadêmico. @rquivo Brasileiro De Educação, 3(5), 48-61. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2015v3n5p48