Estado militar e a questão da educação infantil no Brasil: as ações da secretaria municipal de educação e cultura de Ituiutaba-MG, 1964 a 1985
Resumo
O presente texto busca apresentar as propostas para a educação infantil no Brasil, durante o período de vigência da Ditadura Civil Militar no País (1964 a 1985), com enfoque na forma pela qual algumas das ações indicadas foram implantadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ituiutaba (MG). Por outro lado, discorremos também a respeito das dificuldades encontradas para o desenvolvimento das primeiras séries dessa modalidade de ensino, procurando situá-las no âmbito do comportamento social já determinado pelo próprio contexto educacional vigente à época, ou seja, configurado a partir das diretrizes político-institucionais instauradas pelo Estado Militar.
ABSTRACT
The present text tries to present the proposals for children education in Brazil within the period of the civil military dictatorship in the country (1964 to 1985), focusing on the way some of the indicated actions were carried in by the Municipal Secretary of Education and Culture of Ituiutaba (MG). In addition, we bring up the difficulties which arose in the first series of primary education, placing them in the context of social behavior, determined by the concrete educational situation of the time, that is, modeled according to the political and institutional instructions brought in by the military State.
Keywords: Children Education. Military State. School Institutions. History of Education.