Estado militar e a questão da educação infantil no Brasil: as ações da secretaria municipal de educação e cultura de Ituiutaba-MG, 1964 a 1985

  • Carlos Henrique de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Ana Emília Cordeiro Souto Ferreira Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Ituiutaba
Palavras-chave: Educação Infantil. Estado Militar. Instituição Escolar. História da Educação.

Resumo

O presente texto busca apresentar as propostas para a educação infantil no Brasil, durante o período de vigência da Ditadura Civil Militar no País (1964 a 1985), com enfoque na forma pela qual algumas das ações indicadas foram implantadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ituiutaba (MG). Por outro lado, discorremos também a respeito das dificuldades encontradas para o desenvolvimento das primeiras séries dessa modalidade de ensino, procurando situá-las no âmbito do comportamento social já determinado pelo próprio contexto educacional vigente à época, ou seja, configurado a partir das diretrizes político-institucionais instauradas pelo Estado Militar.

 

ABSTRACT

 

The present text tries to present the proposals for children education in Brazil within the period of the civil military dictatorship in the country (1964 to 1985), focusing on the way some of the indicated actions were carried in by the Municipal Secretary of Education and Culture of Ituiutaba (MG). In addition, we bring up the difficulties which arose in the first series of primary education, placing them in the context of social behavior, determined by the concrete educational situation of the time, that is, modeled according to the political and institutional instructions brought in by the military State.

Keywords: Children Education. Military State. School Institutions. History of Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Carlos Henrique de Carvalho possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), doutorado em História pela Universidade de São Paulo (2003) e estágio pós-doutoral em História da Educação na Universidade de Lisboa (2008). É professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado). Membro dos Conselhos Editoriais das Revista Cadernos de História da Educação (da Faculdade de Educação, UFU); História & Perspectivas (do Instituto de História, UFU); Conselho Editorial Nacional da Revista Acta Scientiarum Education (da Universidade Estadual de Maringá) e integrante do Conselho Científico da Revista Educação em Foco (Universidade Federal de Juiz de Fora) e da Revista Educação em Questão (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). É consultor ad-hoc de periódicos especializados, editoras e agências de fomento. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, nos biênios 2009-2011 e 2011-2013. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira; educação e imprensa; igreja católica e educação, no Brasil e em Portugal. É pesquisador da FAPEMIG ( no Programa Pesquisador Mineiro) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É Coordenador da Câmara de Ciências Humanas Sociais e Educação (CHE) da FAPEMIG. Atualmente é Secretário da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), biênio 2015-2017.

Ana Emília Cordeiro Souto Ferreira, Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Ituiutaba

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia- Minas Gerais - (2010-2013), Mestre em Educação na UFU (2007), Especialização em Psicopedagogia pela FEIT/ISEPI/UEMG (2000/2001), Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos IFTM- MG (2011). Especialização em Inspeção Escolar Área de Conhecimento de Ciências Humanas- FIJ - RJ (14/04/2012 a 14/12/2012).Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1998). Atuou como professora do Lar Espírita Maria José Fratari (1993/95), Sócia e Supervisora Pedagógica do Centro Educacional Construir (1996/2000), professora P-1 e Vice-Diretora da Escola Centro Social Urbano da Rede Municipal de Ensino de Ituiutaba - MG (1992/2002), exerce o cargo de Analista Educacional pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais na Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba desde (2002). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: instituição escolar, gestão escolar, educação básica ensino fundamental da escola pública, educação básica na modalidade de jovens e adultos, ensino médio, formadora Regional do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, currículo.

Publicado
18-03-2016
Como Citar
Carvalho, C. H. de, & Ferreira, A. E. C. S. (2016). Estado militar e a questão da educação infantil no Brasil: as ações da secretaria municipal de educação e cultura de Ituiutaba-MG, 1964 a 1985. @rquivo Brasileiro De Educação, 3(5), 6-33. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2015v3n5p6