Contributos das memórias narradas para a construção da(s) identidade(s) das crianças de maisha
Resumo
A pesquisa que deu origem a este texto tem por objetivo refletir sobre a construção das identidades de crianças quilombolas, considerando, na relação escola/comunidade, a memória dos anciãos e a imagem que as crianças fazem de si mesmas. Os procedimentos teórico-metodológicos dividem-se em distintas fases: a Pesquisa Bibliográfica/Documental e a Pesquisa de Campo, esta etnográfica. Tem-se como recorte o Quilombo de Sambaíba, localizado no município de Caetité-Ba, divisa com Igaporã e Tanque Novo. Apresenta como conclusões iniciais a relevância das memórias dos anciãos como movimento de autoafirmação e valorização da herança africana, um dos componentes essenciais para o reconhecimento das comunidades como remanescentes de Quilombos. E, ao narrar suas experiências, os anciãos tornam-se bases fundadoras para a construção da identidade das crianças.
ABSTRACT
The research that originated this paper aims to reflect on the construction of the Maroons children identities, considering, at school relationship/community, the memory of the elders and the image that children do themselves. The theoretical and methodological procedures are divided into distinct phases: the Bibliographic Search/Document and Field Research, this ethnographic. One has to cut out the Quilombo of Sambaíba, located in the municipality of Caetité-Ba, bordering Igaporã and New tank. It presents initial findings as the relevance of the memories of the elders as a movement of self-affirmation and appreciation of African heritage, an essential componente for recognizing communities as remnants of quilombos. And when recounting their experiences, the elders become founding bases for the construction of the identity of children.
Keywords: Quilombo. Elders. School. Children. Identity(s).