Contributos das memórias narradas para a construção da(s) identidade(s) das crianças de maisha

  • Luciete de Cássia Souza Lima Bastos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Sandra de Fátima Pereira Tosta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
Palavras-chave: Quilombo. Anciãos. Escola. Crianças. Identidade(s).

Resumo

A pesquisa que deu origem a este texto tem por objetivo refletir sobre a construção das identidades de crianças quilombolas, considerando, na relação escola/comunidade, a memória dos anciãos e a imagem que as crianças fazem de si mesmas. Os procedimentos teórico-metodológicos dividem-se em distintas fases: a Pesquisa Bibliográfica/Documental e a Pesquisa de Campo, esta etnográfica. Tem-se como recorte o Quilombo de Sambaíba, localizado no município de Caetité-Ba, divisa com Igaporã e Tanque Novo. Apresenta como conclusões iniciais a relevância das memórias dos anciãos como movimento de autoafirmação e valorização da herança africana, um dos componentes essenciais para o reconhecimento das comunidades como remanescentes de Quilombos. E, ao narrar suas experiências, os anciãos tornam-se bases fundadoras para a construção da identidade das crianças.

 

ABSTRACT

 

The research that originated this paper aims to reflect on the construction of the Maroons children identities, considering, at school relationship/community, the memory of the elders and the image that children do themselves. The theoretical and methodological procedures are divided into distinct phases: the Bibliographic Search/Document and Field Research, this ethnographic. One has to cut out the Quilombo of Sambaíba, located in the municipality of Caetité-Ba, bordering Igaporã and New tank. It presents initial findings as the relevance of the memories of the elders as a movement of self-affirmation and appreciation of African heritage, an essential componente for recognizing communities as remnants of quilombos. And when recounting their experiences, the elders become founding bases for the construction of the identity of children.

Keywords: Quilombo. Elders. School. Children. Identity(s).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciete de Cássia Souza Lima Bastos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Mestra em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), conceito CAPES 7. Especialista em Alfabetização (UFPB), Linguística Aplicada e Literatura e Ensino de Literatura (UESB)., Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1993) . Professora assistente da Universidade do Estado da Bahia – DCH/Campus VI Caetité. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na criança, atuando, principalmente, nos seguintes temas: narrativas, leitura, literatura, memória e preconceito.

Sandra de Fátima Pereira Tosta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1997). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde atua como docente e pesquisadora nas áreas de Antropologia Urbana, Comunicação e Educação. Pesquisa e publica sobre os seguintes temas: Culturas e Educação, Mídias e Sociabilidades contemporâneas; Adolescência e Juventude (Identidade, Gênero, Etnia e Corpo). Coordenou a pesquisa "Vida de professor e Violência na escola particular em MG" e a pesquisa: Etnografia para a América Latina: um outro olhar sobre a Escola no Brasil e na Argentina; Coordenadora do Grupo de Pesquisas- EDUC- Educação e Culturas; e Organizadora da Coleção Cultura, Mídia e Escola, da Editora Autêntica. Atualmente coordena os projetos de pesquisa: Diálogos nas Fronteiras: A Educação como objeto de investigação na Antropologia Brasileira e Jovem e consumo cultural em tempos de convergência midiática e as relações com a escola. É associada da ABA- Associação Brasileira de Antropologia; da INTERCOM- Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação e da ANPED- Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Educação.

Publicado
18-03-2016
Como Citar
Bastos, L. de C. S. L., & Tosta, S. de F. P. (2016). Contributos das memórias narradas para a construção da(s) identidade(s) das crianças de maisha. @rquivo Brasileiro De Educação, 3(5), 62-83. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2015v3n5p62