Gestão e avaliação: desafios para a educação física como área de conhecimento

  • Vânia Noronha Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Daniel Marangon Duffles Teixeira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
Palavras-chave: Educação Física. Conhecimento. Currículo. Construção Coletiva. Gestão Democrática.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as transformações que vêm ocorrendo no Brasil, nas últimas décadas, especialmente relacionadas com a gestão (escolar e pedagógica) e com a avaliação no âmbito do componente curricular Educação Física. Tendo como referência a produção sobre essa temática, este texto identifica os desafios enfrentados pelos professores, na condição de gestores, em escolas públicas e privadas, bem como na condução de processos de avaliação. A discussão levou em consideração as experiências dos autores na gestão em cursos de graduação e de pós-graduação, e na realização de consultorias em escolas públicas e privadas de educação básica que tiveram como objeto a produção, a implantação e a avaliação de propostas curriculares. Os desafios identificados estão relacionados com: resistência dos professores com a compreensão da Educação Física como área de conhecimento; construção com os próprios alunos do conhecimento que lhes interessa; construção coletiva de propostas interdisciplinares; necessidade de os professores terem resiliência durante os processos de inovação pedagógica; desenvolvimento de habilidades e competências para a construção de instrumentos de avaliação; condições materiais de trabalho inadequadas e que desestimulam os professores; inexistência de livros didáticos; dificuldades na gestão democrática das escolas, dentre outros.

 

ABSTRACT

 

This article aims to analyze the changes taking place in Brazil in recent decades, especially related to the management (educational and pedagogical) and the evaluation within the curricular componente Physical Education. Referring to the literature on this theme, this paper identifies the challenges faced by teachers, provided managers in public and private schools, as well as conducting assessment processes. The discussion took into account the experiences of the authors in management at undergraduate and postgraduate courses, and carrying out consultancies in public and private schools of basic education which had as its object the production, implementation and evaluation of curriculum proposals. The challenges identified are related to: teachers’ resistance to the understanding of physical education as a field of knowledge; construction with the students of knowledge that interests them; collective construction of interdisciplinary proposals; need for teachers to have resilience during the pedagogical innovation processes; development of skills and competencies for building assessment tools; material conditions of poor working and that discourage teachers; lack of textbooks; difficulties in the democratic management of schools, among others.

Keywords: Physical Education. Knowledge. Curriculum. Collective Construction. Democratic Management.

 

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Biografia do Autor

Vânia Noronha, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Especialista em Lazer e em Educação Física Escolar (1995). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Docente no Programa de Pós-graduação em Educação na PUC Minas, área de concentração "Educação Escolar: políticas e práticas curriculares, cotidiano e cultura", eixo temático - Currículo: Políticas e Práticas: questões e perspectivas do currículo na contemporaneidade: políticas e práticas curriculares; diferenças e multiculturalidade, a sala de aula e a materialização do currículo. Docente do Departamento de Educação, graduação em Pedagogia e do Departamento de Educação Física nas graduações em Licenciatura e Bacharelado, da PUC Minas. Docente em cursos de especialização em Lazer e Educação Física Escolar nas nodalidades presencial e semipresencial. Consultora em Educação Física e Lazer. Publicações sobre temas da educação física, lazer, cultura negra e indígena, políticas educacionais, políticas públicas de esporte e lazer. Pesquisadora da Rede Cedes e do Cnpq.
Daniel Marangon Duffles Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutor em Educação pela Universidad SEK de Chile (2015), Mestre em Educação pela PUC Minas (2008), graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e em Gestão e Marketing do Esporte. Atualmente é docente do Departamento de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do Centro de Estudos em Educação Física, Esporte e Lazer e atua como professor das disciplinas Voleibol, Gestão do Esporte e do Lazer e Gestão da Educação Física Escolar.

Publicado
18-03-2016
Como Citar
Noronha, V., & Teixeira, D. M. D. (2016). Gestão e avaliação: desafios para a educação física como área de conhecimento. @rquivo Brasileiro De Educação, 3(5), 84-101. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2015v3n5p84