LUDICIDADE: O JOGO E A BRINCADEIRA NA LINGUAGEM DA DANÇA
Resumo
Este artigo propõe reflexão sobre a importância do desenvolvimento psicomotor no ensino-aprendizagem da dança, seja nos conteúdos apresentados pela escola formal, seja nas escolas de dança que se interessam pelos estudos da percepção corporal e por seu desenvolvimento lúdico como fio condutor para a compreensão de um ser integrado. O objetivo é mapear jogos e brincadeiras surgidos da intensidade e da espontaneidade nas aulas de dança com crianças de 7 a 9 anos de idade que pretendiam ingressar em Cursos de Formação para Bailarinos na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) em 2003, na cidade de Belém do Pará.
ABSTRACT
This article proposes a reflection towards the importance of the psychomotor development in the teaching/learning of dance, be it in the regular school curricula or in the dance schools interested in body perception and its ludic development as guidance to the understanding of an integrated being. The objective is to map games and plays springing from the intensity and spontaneity in dance classes with 7-to-9 year old children, who intended to enter training courses for ballet dancers at the Federal University of Pará’s Drama and Dance School (ETDUFPA) in 2003, Belém city, state of Pará.
Keywords: Edutainment. Body. Dance. Movement.