POLÍTICA CURRICULAR E RELAÇÕES RACIAIS: O ESTADO DA ARTE NAS PRODUÇÕES DA ANPED

  • Raquel Amorim dos Santos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Wilma de Nazaré Baía Coelho Universidade Federal do Pará (UFPA)
Palavras-chave: Política curricular. Relações raciais. ANPED.

Resumo

O estudo apresenta análise de artigos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no Grupo de Trabalho Educação e Relações Étnico- Raciais (GT-21), cuja produção científica está localizada na área da Educação e Relações Raciais, com ênfase na educação dos afro-brasileiros. Especificamente neste trabalho, deter-nos-emos ao levantamento das produções encontradas nos Anais das Reuniões Anuais da ANPED (25ª a 34ª), relativas ao período de 2000 a 2011, as quais apresentam como ênfase temática em seu conjunto de textos: a política educacional, a política curricular, as políticas de ações afirmativas, o Movimento Negro e a Lei nº 10.639/2003. Utilizamos a abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica. Na metodologia, seguimos a tendência para estudos de análise de Estado da Arte (MÜLLER, 2015) na área da Política Curricular e Relações Raciais. É importante salientar que, nos limites do presente texto, optou-se pela análise do dialogismo discursivo (BAKHTIN, 2003, 2010). Bakhtin (2003) aponta que o dialogismo se mostra nas muitas vozes criando e recriando sentidos e significados às palavras ditas e às não ditas entre locutor e interlocutor. Os resultados revelam que as pesquisas sobre Educação e Relações Raciais foram ampliadas na última década no Brasil, favorecendo a abertura de espaços de discussões e busca de alternativas para minimizar a discriminação racial e o preconceito nas escolas. Esses estudos impulsionam o debate sobre a superação do racismo, discriminação e preconceito racial nos diferentes campos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Amorim dos Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Linha de Pesquisa: Educação: Currículo, Epistemologia e História, Mestre em Educação (UFPA), Linha de Pesquisa: Currículo e Formação de Professores. Professora Adjunta A da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Educação. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA). Pesquisadora do Grupo de Trabalho Populações Tradicionais, Etnicidade, Territorialidade e Política (UFPA/Campus Universitário de Bragança). Diretora das Áreas Acadêmicas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN (2017-2018). Associada a ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação e ABPN. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Relações Étnico-Raciais, Currículo, Formação de Professores, Política Educacional, Educação Básica e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas:Relações Étnico-Raciais, Política Curricular, Currículo, Formação de Professores, Didática, Planejamento Educacional, Teorias do Currículo, Planejamento e Organização do Processo Ensino Aprendizagem, Avaliação Educacional, Teoria das Representações Sociais e Análise do Ciclo de Políticas.
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará (UFPA)
Professora Associado II da Universidade Federal do Pará (UFPA), atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Programa de Pós- Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e no programa em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM). Doutorado em Educação, pela UFRN, Mestrado em Educação, pela UNAMA, Licenciada em Pedagogia, pela UNAMA. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN - 2014 - 2016). Consultoria ad hoc CNPQ e CAPES. Coordenadora do GT 21 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED -2015-2017). Integra a Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros - Ministério da Educação (CADARA - 2015- 2017). Coordenadora do Curso de Especialização Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental (2015-2016/MEC/ UNIAFRO). Coordenadora da Linha Currículo e Escola Básica, do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Líder do Grupo de Pesquisa - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de professores e Relações Étnico- Raciais (GERAUFPA) Bolsista Produtividade CNPq - Nível 2 CA ED, desde 2010.
Publicado
26-03-2017
Como Citar
Santos, R. A. dos, & Coelho, W. de N. B. (2017). POLÍTICA CURRICULAR E RELAÇÕES RACIAIS: O ESTADO DA ARTE NAS PRODUÇÕES DA ANPED. @rquivo Brasileiro De Educação, 4(8), 104-127. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n8p104