ENSINO DE HISTÓRIA E RESISTÊNCIA: NOTAS SOBRE UMA HISTÓRIA MENOR

  • Nilton Mullet Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Ensino de História. história menor. temporalidades.

Resumo

Este artigo é resultado de uma reflexão teórica realizada a partir das entrevistas de dois professores, acerca do ensino de História na escola básica, enfatizando o conceito de história menor, como elemento teórico capaz de ler e compreender determinadas práticas de sala de aula que representam fissuras nos modos tradicionais de se ensinar História. O texto realiza um diálogo teórico com o conceito de simpatia de Bergson, a fim de pensar novas formas de se ensinar história e de subverter a temporalidade eurocentrada. Nesse sentido, também dialoga com a descolonialidade, no sentido de realizar a crítica tanto à história maior, quanto a temporalidade que lhe é correlata. O objetivo principal está em desenvolver o conceito de história menor e permitir que ele se torna uma chave de leitura para pensar o ensino de história desde uma perspectiva que rompe com as grandes explicações estruturais e que promove, na sala de aula, uma história de temas e sujeitos invisibilizados pela história maior.

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Biografia do Autor

Nilton Mullet Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutor em História Medieval pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da área de Ensino de História. Pesquisa as práticas de leitura e de escrita na aula de História, através do projeto “Leitura e escrita na sala de aula de História: da prisão da palavra ao labirinto do exterior”.

Publicado
19-02-2018
Como Citar
Pereira, N. M. (2018). ENSINO DE HISTÓRIA E RESISTÊNCIA: NOTAS SOBRE UMA HISTÓRIA MENOR. @rquivo Brasileiro De Educação, 5(10), 103-117. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n10p103