Apresentação: Diversidade e potencialidades da análise e do ensino de gêneros do discurso

  • Juliana Alves Assis Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras. https://orcid.org/0000-0002-9383-4850
  • Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora do Departamento de Letras, colaboradora do Programa de Pós-graduação em Letras. Coordenadora Adjunta do CESPUC. https://orcid.org/0000-0001-8094-2329
Palavras-chave: Diversidade, Potencialidades, Gêneros do discurso análise e do ensino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Alves Assis, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras.

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Professora Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atuando na graduação e na pós-graduação em Letras. Foi chefe do Departamento de Letras e coordenadora do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, de 1/2/2008 a 31/1/2011. É líder do Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq, ?Práticas formativas e profissionais: identidades e representações nos discursos?. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e Linguística Textual, em diálogo com abordagens interacionistas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas de ensino/aprendizagem de leitura e de escrita acadêmicas, tecnologia digital e processos formativos. Realizou estágio de pós-doutoramento na Université Stendhal - Grenoble 3/França em 2011, desenvolvendo pesquisa sobre o processo de escrita acadêmica e sua relação com as representações sociais dos estudantes, tendo em vista as discussões sobre a didática da escrita e o letramento universitário. É bolsista de produtividade do CNPq - nível 2.

Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora do Departamento de Letras, colaboradora do Programa de Pós-graduação em Letras. Coordenadora Adjunta do CESPUC.

Licenciada em Letras pela UFMG e em Pedagogia pelo IEMG, concluiu Mestrado em Letras (1992) e Doutorado em Estudos Linguísticos (2006), ambos pela UFMG. Professora Adjunta IV da PUC Minas, atua principalmente nas seguintes áreas: morfologia, sintaxe, leitura e produção textual, sociolinguística, alfabetização e letramento, formação docente. Integrante do corpo docente e/ou da coordenação de diversos cursos de Pós Graduação lato sensu da PUC Minas, que têm a lingua(gem) e/ou o ensino como eixos norteadores: Leitura e Produção de Texto; Português para Profissionais; Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento; Gramática da Língua Portuguesa; Ensino de Língua Portuguesa; Revisão de Textos, entre outros. Desempenhou diversas funções correlatas à docência ? Coordenação de Estágios (2007 a 2010), Colegiado do Curso de Letras (SG,/2005 a 2007). Dedica-se também a atividades na Extensão ? coordena Programa Escola Integrada (parceria com a SMED BH desde 2011) e é Coordenadora de Publicações e Produções Acadêmicas da Pró-reitoria de Extensão. Na pesquisa, integra grupos que se dedicam à linguística aplicada, à constituição da língua portuguesa e à formação docente. Participou da equipe de projeto estruturador da SEE-MG, com a orientação de docentes via blogs eletrônicos ? PDP (2007 a 2010), tendo lecionado educação básica (ensino médio) até 2011. Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID PUC Minas, em parceria com a Capes. Membro do Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de Professores da PUC Minas e do Conselho Diretor do Instituto de Ciências Humanas. Coordenadora adjunta do CESPUC - Centro de Estudos Luso-Afro-Brasileiros da PUC Minas.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. “Os gêneros do discurso”. In: Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1929], pp. 261 – 306.

BARROS, Diana Luz P. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas: Ed. Unicamp, 1997.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de Linguagens, texto e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 1999.

BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas, SP: Mercado de letras, 2008.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Ed. UnB, 2001.

MUNIZ JR, José de Souza. A intervenção textual como atividade discursiva: considerações sobre o laço social da linguagem no trabalho de edição, preparação e revisão de textos. Trabalho apresentado no Intercom. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009. Texto disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1079-1.pdf.

Publicado
20-03-2017
Como Citar
Assis, J. A., & Barros, E. Ângela B. R. de. (2017). Apresentação: Diversidade e potencialidades da análise e do ensino de gêneros do discurso. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (29), 1-11. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p1-11