A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

  • Aidalice Ramalho Murta PUC Minas
Palavras-chave: Discurso publicitário. Argumentação. Atos de fala. Pergunta. Contrato de comunicação.

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de analisar o uso estratégico do ato de pergunta, inscrito no discurso publicitário, como re­curso de efetivação do plano argumentativo característico desse tipo de discurso. Para tanto, são tomadas as formulações teóri­cas de Charaudeau (1996), sobre o contrato de comunicação, e os postulados da Teoria dos Atos de Fala, nas apresentações de Searle e Vanderveken.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUCHLIN, Antoine. Ethos e experiência do discurso: algumas observações. In: MARl, Hugo; MACHADO, Ida; MELLO, Renato de (Org.). Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Dis­curso, FALE/UFMG, 2001. p. 201-225.

BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral 11. Trad. Eduardo Gui­marães et ai. Campinas: Pontes, 1989.

CHARAUDEAU, Patrick. Para uma nova análise do discurso. In: CARNEI­ RO, Agostinho Dias (Org.). O discurso da mídia. Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1996. p. 5-43.

EMEDIATO DE SOUZA, Vander. Retórica, argumentação e discurso. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida; MELLO, Renato de (Org.). Análise do dis­curso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discur­so, FALE/UFMG, 2001. p. 157-177.

MARI, Hugo. Atos de fala: notas sobre origens, fundamentos e estrutura. In: MAR!, Hugo; MACHADO, Ida; MELLO, Renato de (Org.). Análise do dis­ curso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discur­so, FALE/UFMG, 2001. p. 93-131.

MENDES, Paulo Henrique Aguiar. Sobre o contrato de comunicação: do discurso ao debate político-eleitoral. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida; MELLO, Renato de (Org.).Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE!UFMG, 2001. p. 313-346.

MENEZES,Willian Augusto. Faces e usos da argumentação. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida; MELLO, Renato de (Org.). Análise do discurso: funda­ mentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE/ UFMG, 2001. p. 179-199.

SOULAGES, Jean-Claude. Discurso e mensagens publicitárias. In: CARNEI­RO, Agostinho Dias (Org.). O discurso da mídia. Rio de Janeiro: Oficina do autor, 1996. p. 142-154.

Publicado
11-05-2017
Como Citar
Murta, A. R. (2017). A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(13), 93-108. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14729