A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Resumo
O presente trabalho tem o intuito de analisar o uso estratégico do ato de pergunta, inscrito no discurso publicitário, como recurso de efetivação do plano argumentativo característico desse tipo de discurso. Para tanto, são tomadas as formulações teóricas de Charaudeau (1996), sobre o contrato de comunicação, e os postulados da Teoria dos Atos de Fala, nas apresentações de Searle e Vanderveken.
Downloads
Referências
AUCHLIN, Antoine. Ethos e experiência do discurso: algumas observações. In: MARl, Hugo; MACHADO, Ida; MELLO, Renato de (Org.). Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE/UFMG, 2001. p. 201-225.
BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral 11. Trad. Eduardo Guimarães et ai. Campinas: Pontes, 1989.
CHARAUDEAU, Patrick. Para uma nova análise do discurso. In: CARNEI RO, Agostinho Dias (Org.). O discurso da mídia. Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1996. p. 5-43.
EMEDIATO DE SOUZA, Vander. Retórica, argumentação e discurso. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida; MELLO, Renato de (Org.). Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE/UFMG, 2001. p. 157-177.
MARI, Hugo. Atos de fala: notas sobre origens, fundamentos e estrutura. In: MAR!, Hugo; MACHADO, Ida; MELLO, Renato de (Org.). Análise do dis curso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE/UFMG, 2001. p. 93-131.
MENDES, Paulo Henrique Aguiar. Sobre o contrato de comunicação: do discurso ao debate político-eleitoral. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida; MELLO, Renato de (Org.).Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE!UFMG, 2001. p. 313-346.
MENEZES,Willian Augusto. Faces e usos da argumentação. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida; MELLO, Renato de (Org.). Análise do discurso: funda mentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE/ UFMG, 2001. p. 179-199.
SOULAGES, Jean-Claude. Discurso e mensagens publicitárias. In: CARNEIRO, Agostinho Dias (Org.). O discurso da mídia. Rio de Janeiro: Oficina do autor, 1996. p. 142-154.
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.