REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DE RESUMO: COMO PROCEDEM OS ALUNOS DE LETRAS?

  • Morianne Leal PUC Minas. FAPEMIG.
Palavras-chave: Gênero textual. Resumo. Representação.

Resumo

Este estudo investiga as representações do gênero resumo ver­ balizadas por alunos ingressantes num curso de Letras, relacio­nando-as à elaboração de resumos desses mesmos produtores, a fim de verificar a correspondência  existente entre essas duas possibilidades de expressar o entendimento que se tem de resumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, V. B.; COELHO, F. C. B.; RIBEIRO, L. S. Resumo: representações do gênero por um sujeito que ingressa no curso de Letras. In: Ao pé da Letra. v. 4, n. 2. Pernambuco: UFPe, 2002. p. 75-82.

ASSIS, A.; MATA, M. A.; SANTOS-PERINI, P. Ensino/aprendizagem de resumos acadêmicos em sala de aula: negociação de representações. In: EN­ CONTRO INTERNACIONAL LINGUAGEM, CULTURA E COGNIÇÃO, 2. Anais... Campinas (SP): Graf. FE, 2003. CD-Rom.

FULGÊNCIO, L. Exame da conceituação de anáfora e das suas relações com as noções de dado/novo. In: REIS, C. A. (Org.). In: Ensaios de lingüística: ca­dernos de lingüística e teoria da literatura, ano v, n. 9. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1983. p. 71-93.

GIASSON, J. A compreensão na leitura. cap. V, Macroprocessos (1 a parte): Idéia principal e resumo. Portugal: Asa, 1993. p. 107-130.

HILGERT, J. G. As paráfrases na construção do texto falado: o caso das paráfrases em relação paradigmática com suas matrizes. In: KOCH, I. G. V. (Org.). Gramática do português falado. 2. ed. Campinas: Ed. da Unicamp,

v. 6, p.143-155.

KOCH, I. G. V. Referenciação: construção e reconstrução de objetos de dis­curso. In: CONGRESSO INTERNATIONAL DA ABRALIN, 3. Anais... mar­ço de 2003.

KOCH, I. G. V.; MARCUSCHI, L. A. Processos de referenciação na produ­ção discursiva. In: D.E.L.T.A., v. 14, n. Especial. São Paulo: PUC SP, 1998. p.169-190.

MACHADO, A. R. Revisitando o conceito de resumo. In: DIONÍSIO, A. P. et ai.(Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 138-150.

MAINGUENEAU, D. Termos-chave da análise do discurso. Trad. Márcio Venício Barbosa, Maria Emília Amarante Torres Lima. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. p. 54-55, 140-142. (Tradução de: Les termes clés de I'alalyse du discours).

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Trad. Solan­ge Maria Ledda Gallo, Maria da Glória de Deus Vieira de Moraes. Campi­ nas: Pontes: Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1989. p. 159-185.

MARCUSCHI, L. A. Quando a referência é uma inferência. Recife: UFPe, 1998. (Digitado).

Publicado
11-05-2017
Como Citar
Leal, M. (2017). REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DE RESUMO: COMO PROCEDEM OS ALUNOS DE LETRAS?. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(13), 155-182. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14733