A VIDA A CAVALO (UMA LEITURA DE PEQUENOS BURGUESES, DE CAROLOS DE OLIVEIRA
Resumo
O presente trabalho procura explicitar o processo de construção do romance Pequenos burgueses, de Carlos de Oliveira. Faz isso em dois passos fundamentais: na primeira parte, mostra algumas facetas a partir das quais se poderia enxergar o processo construtivo do discurso desde sua aparente fragmentação. Chama a isso (des)construção do sentido. As facetas mostradas são a falta de um enredo principal, a oscilação do foco narrativo, a presença de "linguagem científica", a utilização de língua estrangeira.
Diante dessa construção "feita de cacos", procura explicitar, em sua segunda parte, os elementos que formam o entrelaçamento das partes da obra, fornecendo-lhe o amálgama para a unidade. Os elementos analisa dos são a ambientação, a imbricação das personagens, as tensões vividas por elas, o conflito entre estar ou não estar incluído e a trapaça (quando se direciona então o olhar para a questão da literatura enquanto construção). As constantes citações de passagens da obra servem não só de ilustração ao texto do ensaio. Elas formam com este certo corpo.
Na conclusão se tenta localizar o romance de Carlos de Oliveira na linha de tempo que vai do Neo-realismo à pós-modernidade. E se aponta a (des)construção do texto literário de Pequenos burgueses como elemento indicador de um determinado tipo de ironia.
Downloads
Referências
BOOTH. Wayne C. Isto é irônico? Cadernos do NAPq, n . 22.Belo Horizonte: FALE/ UFMG, dez. I 994. p. I I -42.
COMPAGNON. Antoine. Exaustão: pós-moderno e palinódia. ln: Os cinco paradoxos da modernidade. Belo Horizonte: UFMG, I 996. p. I 03-l24.
DUARTE. Lélia Parreira. Ironia, humor e tingimento literário. Cadernos do NAPq, n. 15. Belo Horizonte: FALE/UFMG, fev. 1994. p. 54-78.
LYOTARD, Jean-François. A deslegitimação. In: O pós-moderno. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1986. p. 69-76.
LOPES, Silvina Rodrigues. Nietzsche: a máscara e o mito. In: A legitimação em literatura. Lisboa: Cosmos, 1994. p. 199-210.
OLIVEIRA. Carlos ele. Pequenos burgueses. 6. ed. Lisboa: Sá da Costa, I 978.
REIS. Carlos. Real idade e representação literária. In: Textos teóricos do neo-realismo português. Seara Nova/Comunicação, I 981. p. 129-157.
VEGA, Celestino F. de la. Estructura y sentido del humor. In: El secreto de/ humor. Buenos Aires: Ed. Nova. 1967. p. 51-78.
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.