Canto poético no Oká Aspectos culturais do passado e do presente em São Tomé e Príncipe

Palavras-chave: Poema. Memória. Mulher. São Tomé e Príncipe. Feiticeira.

Resumo

Este artigo procura analisar poemas da poetisa Conceição Lima que circundam sobre o signo da “sóya” (conto, lenda) em diálogo com os fatos constituintes da história das ilhas são-tomenses. Os poemas se revelam como feixes de memórias dolorosas cujo efeito receptivo faz-se de denúncia à realidade das pessoas mais velhas no contexto atual. Podemos considerá-los como peças poéticas de tal força que seu acento reverbera noutras formas de exploração e intervenção da realidade são-tomense feita pela autora, como o documentário FITXICÊLU – crenças, estigmas e ostracismo. Para a travessia às trilhas do Oká, na perspectiva de diálogo entre poemas e documentário, apoiamo-nos em reflexões sobre memória – arquivo, memória subterrânea, memória e esquecimento, a fim de tratar do imaginário que perdura e tensiona o doloroso lugar das pessoas mais velhas acusadas de feiticeiras.  

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Biografia do Autor

Assunção de Maria Sousa e Silva, Universidade Federal do Piauí/ Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Letras/ Literaturas de língua portuguesa pela PUC MINAS. Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Estadual do Piauí. Leciona e pesquisa as literaturas africanas e afro-brasileira, literatura comparada, literatura universal, literatura de autoria feminina e afrodescendente.

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Publicado
12-04-2018
Como Citar
Silva, A. de M. S. e. (2018). Canto poético no Oká Aspectos culturais do passado e do presente em São Tomé e Príncipe. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (32), 67-77. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n32p67-77
Seção
Memória e tradição