Gênero e gênero em Saramago

  • José Leite Júnior Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Gênero discursivo., Gênero feminino., Semiótica discursiva., Saramago

Resumo

Este trabalho explora dois sentidos da palavra gênero: o de gênero do discurso e gênero refente sexualidade feminina. O corpus são trechos da obra de José Saramago, autor reconhecido pela valorização do gênero feminino em todos os gêneros literários que ele produziu. O estudo segue a proposta teórico-metodológica proposta de Algirdas Julien Greimas. Sem pretensão de exaustividade, o trabalho tem como objetivo identificar invariantes de sentido do gênero feminino na poesia e na prosa de José Saramago. A análise dos trechos permite deduzir que as variantes figurativas femininas reiteram a invariante actancial adjuvante, já que a mulher ajuda o sujeito (individual ou coletivo) a adquirir as competências cognitivas e pragmáticas sem as quais seria frustrada a realização do contrato narrativo. A análise confirma o valor transgressivo do gênero feminino, a quem é reservado o poder de desmascarar a dissimulação ideológica, um gesto de amor à humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Leite Júnior, Universidade Federal do Ceará

Tem pós-doutorado pela USP, doutorado pela UFPB e mestrado pela UFC. É do quadro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC, associado I, sendo lotado no Departamento de Literatura dessa mesma universidade. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7134-4984.

Publicado
09-09-2022
Como Citar
Leite Júnior, J. (2022). Gênero e gênero em Saramago. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (40), 126-141. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2022n40p126-141