Polifonia e argumentação em “Brasil, enfim podemos juntar a hipocrisia, a arrogância e a covardia às nossas marcas identitárias”, à luz de Ducrot

  • Lairson Barbosa da Costa Instituto Federal do Pará
  • Jair Alcindo Lobo de Melo Instituto Federal do Pará
Palavras-chave: Teoria da argumentação na língua, Polifonia, Enunciado, Topoi

Resumo

Com base na Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot e colaboradores, especificamente a Teoria Polifônica da Enunciação e a Teoria dos Topoi, este trabalho analisa o artigo de opinião “Brasil, enfim podemos juntar a hipocrisia, a arrogância e a covardia às nossas marcas identitárias”, de Mariana Barreto, publicado no “GGN: o jornal para todos os brasis”. O artigo, além de ser uma revisão bibliográfica, faz a análise empírica de um artigo de opinião. Como metodologia, apresentamos breve percurso feito por Ducrot e colaboradores para construir essa teoria que orienta o desenvolvimento das pesquisas em Semântica Argumentativa, com ênfase naqueles que dizem respeito ao recorte feito neste trabalho: argumentação, polifonia, enunciado e topoi. Ao final, consideramos, por meio da análise que empreendemos, ser possível tanto para os professores quanto para os alunos o entendimento de como se dá o processo de construção de sentido na língua, bem como das estratégias argumentativas por meio da polifonia, do enunciado – locutor e enunciador(es) – e da teoria dos topoi.

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Biografia do Autor

Jair Alcindo Lobo de Melo, Instituto Federal do Pará

Possui graduação em Letras, com Habilitação Língua Portuguesa/ Inglesa pela Universidade da Amazônia (1996), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2008) e doutorado em Ciências da Educação - Universidad Autónoma de Asunción (2013). É doutorando em Letras, com ênfase em análise do Discurso de Linha Francesa na PUC MG. É professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e Diretor de Extensão Acadêmica do IFPA Campus Belém. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação para as Relações Étnico-Raciais, Relações Interdiscursivas, Educação a Distância e Novas Tecnologias Educacionais. Orienta monografias no Curso de Especialização ERER/NEAB/IFPA e Coordena Projetos de Pesquisa e extensão na área de Análise do Discurso, ERER, Interdiscurso e Racismo presentes no livro didático. Faz parte do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação (GIPACE) e do Grupo de Pesquisa em Literatura, Linguística e Tecnologias na Amazônia (LILITA).

Publicado
19-12-2022
Como Citar
Costa, L. B. da, & Melo, J. A. L. de. (2022). Polifonia e argumentação em “Brasil, enfim podemos juntar a hipocrisia, a arrogância e a covardia às nossas marcas identitárias”, à luz de Ducrot. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (41), 155-174. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2022n41p155-174