Polifonia e argumentação em “Brasil, enfim podemos juntar a hipocrisia, a arrogância e a covardia às nossas marcas identitárias”, à luz de Ducrot
Resumo
Com base na Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot e colaboradores, especificamente a Teoria Polifônica da Enunciação e a Teoria dos Topoi, este trabalho analisa o artigo de opinião “Brasil, enfim podemos juntar a hipocrisia, a arrogância e a covardia às nossas marcas identitárias”, de Mariana Barreto, publicado no “GGN: o jornal para todos os brasis”. O artigo, além de ser uma revisão bibliográfica, faz a análise empírica de um artigo de opinião. Como metodologia, apresentamos breve percurso feito por Ducrot e colaboradores para construir essa teoria que orienta o desenvolvimento das pesquisas em Semântica Argumentativa, com ênfase naqueles que dizem respeito ao recorte feito neste trabalho: argumentação, polifonia, enunciado e topoi. Ao final, consideramos, por meio da análise que empreendemos, ser possível tanto para os professores quanto para os alunos o entendimento de como se dá o processo de construção de sentido na língua, bem como das estratégias argumentativas por meio da polifonia, do enunciado – locutor e enunciador(es) – e da teoria dos topoi.
Downloads
Copyright (c) 2022 Editora PUC Minas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.