Rupturas do gênero histórias em quadrinhos em aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental II

  • Carlos Héric Silva Oliveira Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileiro
  • Josefa Felix do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa, Ensino e aprendizagem, Histórias em quadrinhos, Figuras de linguagem

Resumo

A pesquisa está inserida no contexto da aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental. O objetivo consiste em refletir sobre o uso das HQs no ensino de português no ensino fundamental, a fim de compreendê-las no processo de desenvolvimento e compreensão da língua portuguesa e capaz de contribuir na construção textual. O corpus é composto por uma turma de trinta estudantes do oitavo ano do ensino fundamental de escola pública da rede municipal de ensino no interior do estado de Sergipe, que produziu textos em sala de aula com ênfase no gênero HQs. A fundamentação teórico-metodológica parte das concepções semântico-linguísticas, da Variação Linguística, baseada nas pesquisas de Bagno (2009); Lannone (1994); Vergueiro (2009) e Mollica (2010), que compreendem a aprendizagem como instrumento de socialização e interação discursivo-textual. As questões que norteiam o desenvolvimento da pesquisa partiram do princípio de que os estudantes sentem dificuldades em compreender, distinguir e diferenciar as figuras de linguagem no texto imagético presente no livro didático, bem como a visão que os estudantes têm para compreender os múltiplos sentidos das palavras, frases e interpretações nas HQs. Embora tendo mostrado os desafios para compreender a problemática do uso das HQs, por eles, foi possível identificar e traduzir didaticamente, as práticas de ensino capazes de desmitificar a concepção sobre dificuldades e (in)compreensões desse gênero habitualmente presente no contexto da sala de aula e do ensino de português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Héric Silva Oliveira, Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileiro
Carlos Héric Silva Oliveira, UNILAB/Malês-BA

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus dos Malês-BA (UNILAB/Malês-BA). Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/LAEL). Professor Adjunto do Curso de Letras-Língua Portuguesa, com a disciplina de Estágio Supervisionado. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9105-8352.

Josefa Felix do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora de língua portuguesa do Município de Itabaianinha-Se. E-mail: espanhol.josy@gmail.com . ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0839-0694

Publicado
19-12-2022
Como Citar
Oliveira, C. H. S., & Nascimento, J. F. do. (2022). Rupturas do gênero histórias em quadrinhos em aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental II. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (41), 39-58. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2022n41p39-58