Autoria, transgressão linguística e preconceito de classe

  • Leandro Martins de Sousa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Fernanda de Oliveira Valle Reis Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias
  • Thayná Viana Sampaio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Análise do Discurso, Mercado editorial, Normatividade gramatical

Resumo

Neste artigo, analisamos, numa perspectiva discursiva, um post da professora de literatura Regina Dalcastagnè, publicado no Facebook em 15 de agosto de 2021, no qual ela discorda do conselho editorial que decidiu manter a escrita original da obra “Casa de Alvenaria”, da escritora Carolina Maria de Jesus. Além desse post, analisamos também três comentários de usuários da rede social, acerca da crítica da professora. O estudo foi desenvolvido à luz dos textos “A noção de discurso” e “Primado do interdiscurso”, de Maingueneau; “Os mecanismos enunciativos”, de Bronckart; e “Os estereótipos, muito bem. Os imaginários, ainda melhor”, de Charaudeau, que nos permitiram refletir sobre o papel da revisão linguística em obras literárias, a partir dos imaginários que se revelam nos discursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Martins de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestrando bolsista da FAPEMIG no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). 

Fernanda de Oliveira Valle Reis, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias

Mestranda bolsista da Capes no Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ( PUC Minas)

Thayná Viana Sampaio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestranda bolsista da Capes no Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). E-mail: thaynaviana1@gmail.com

Publicado
19-12-2022
Como Citar
Sousa, L. M. de, Reis, F. de O. V., & Sampaio, T. V. (2022). Autoria, transgressão linguística e preconceito de classe. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (41), 97-114. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2022n41p97-114