O que revelam as práticas discursivas e as propostas didáticas do professor em formação nas áreas de Letras e Ciências Sociais:

um estudo comparativo

  • Fernanda de Oliveira Valle Reis
Palavras-chave: Escrita acadêmica, Formação docente, Formação humanista

Resumo

Este artigo desenvolve uma reflexão sobre os resultados de uma pesquisa de iniciação científica, que investigou os modos como o sujeito autor se posiciona frente aos saberes de sua área, em uma interface entre os processos de constituição do futuro professor, nos âmbitos de Letras e de Ciências Sociais, e o possível impacto das ações desse futuro profissional na formação humanista de crianças e jovens da educação básica, por meio de suas propostas didáticas. O corpus revelou mais semelhanças do que diferenças entre os graduandos dos dois cursos, em relação às dificuldades com a escrita acadêmica e o desenvolvimento da autoria. A contribuição do ensino de Língua Portuguesa para a formação humanista dos alunos está em avançar os limites da metalinguagem, enquanto a de Sociologia é relacionar a luta de sujeitos históricos com o cotidiano dos alunos. A análise foi desenvolvida à luz do aporte teórico do Círculo de Bakhtin (VOLÓCHINOV, 2017), sob a perspectiva interacionista e sociodiscursiva de construção do conhecimento (LOPES, RINCK, 2019), de acordo com os princípios dos Estudos Culturais do Letramento (STREET, 2014; KLEIMAN, ASSIS, 2016; LOPES, 2018) e da análise do discurso (ORLANDI,1999). O exame das práticas discursivas concentrou-se nos modalizadores que indiciam posicionamentos enunciativos (BRONCKART, 1999 e 2006) e nos índices de avaliação e indicadores atitudinais (KOCH, 2015).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
19-12-2022
Como Citar
Reis, F. de O. V. (2022). O que revelam as práticas discursivas e as propostas didáticas do professor em formação nas áreas de Letras e Ciências Sociais: . Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (41), 59-78. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2022n41p59-78