Mecanismos enunciativos e a redação do Enem:

uma análise da fusão enunciativa de vozes e modalizações na construção de textos argumentativos

  • Ana Luisa Ribeiro Rodrigues de Sant'Ana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Tiago Dieguez Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Texto dissertativo-argumentativo, Argumentação, Mecanismos enunciativos, Gerenciamento de vozes, Modalização

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), atualmente a principal porta de entrada para as Instituições de Ensino Superior (IES) do país, é constituído por questões objetivas e uma redação de texto dissertativo-argumentativo com foco em uma situação-problema de impacto nacional. Tal redação é corrigida tendo como parâmetros 5 competências, dentre as quais se destaca a de número IV, em que o candidato deve demonstrar possuir conhecimento dos recursos linguísticos necessários para construir a argumentação do seu texto. A premissa inicial deste trabalho é a de que a correção do exame, quanto ao uso dos operadores argumentativos, implica, maioritariamente, critérios formais e quantitativos, em detrimento de outros aspectos relevantes na construção argumentativa do texto. Considerando esse cenário, apresentamos uma análise discursivo-dialógica pautada, principalmente, nos estudos do sociointeracionismo, buscando evidenciar mecanismos enunciativos presentes na construção da argumentação de alguns excertos de redações do ENEM. Como conclusão, argumentamos que o ensino das habilidades e competências na produção textual pode se beneficiar de uma visão que vá além do estudo da superfície do texto, incorporando a compreensão dos mecanismos enunciativos, ou seja, um estudo em que as instâncias discursivas, o gerenciamento ou a mobilização das vozes e a modalização sejam considerados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luisa Ribeiro Rodrigues de Sant'Ana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Aluna do curso de graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Maior interesse por pesquisas na área da Linguística e do Letramento. Atuou como membro (bolsista de iniciação científica CNPq) do projeto " Leitura e Escrita no Ensino Médio: demandas para a ação e formação de professores; caminhos para novas práticas (Edital 13/2012)", desenvolvido entre os anos de 2013 a 2015. Atualmente, atua como membro do projeto "Discurso acadêmico na pesquisa e no ensino: questões em torno da apropriação da palavra de outrem ( CAPES/COFECUB Edital 19/2014)"; e também do projeto "Leitura e escrita acadêmicas na formação inicial do professor de Língua Portuguesa: representações no/do processo de apropriação dos modos de dizer e fazer científicos" (nº 312228/2013, bolsa de produtividade)
Tiago Dieguez, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestrando em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).  Bolsista pela CAPES (modalidade II) no PPG Letras da PUC Minas. Participa do projeto de pesquisa "Escrita acadêmica/escrita científica: das formas de presença do autor, do outro, das áreas de conhecimento e seus domínios disciplinares" junto ao Núcleo de Estudos em Linguagens, Letramentos e Formação (NELLF).Participou do projeto "Desinformação sobre a covid-19 em postagens de Twitter: contribuições para o letramento crítico". Maior interesse por pesquisas na área da Linguística e dos Letramentos.

Publicado
19-12-2022
Como Citar
Sant’Ana, A. L. R. R. de, & Dieguez, T. (2022). Mecanismos enunciativos e a redação do Enem: . Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (41), 79-96. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2022n41p79-96