Análise de uma interação conflituosa mediada pelo gênero Live

  • Victoria Wilson da Costa Coelho Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores da UERJ
  • Marcele Mendes Goulart Universidade do Estado do Rio de Janeiro / \\\\faculdade de Formação de Professores
Palavras-chave: Representação do self, Ordem interacional, Live

Resumo

Este artigo tem como intuito analisar as estratégias de preservação e ataque às faces em uma interação conflituosa realizada entre o presidente Jair Messias Bolsonaro e sua equipe, na live divulgada em seu canal do Youtube no dia 18 de agosto de 2022. Por intermédio do aporte teórico de Goffman (1967, 1980, 2011, 2014) e Recuero (2010,2012), pretendemos apresentar uma breve reflexão teórica a respeito dos rituais interacionais – que envolvem os processos de construção, preservação e desconstrução de face –, além das novas propriedades da conversação em rede, que contribuem para mudanças na forma de interagir virtualmente. O instrumental teórico selecionado oferece, assim, as bases necessárias para fundamentar os procedimentos analíticos, permitindo desenvolver pontos de vista sobre o corpus selecionado.

 

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Biografia do Autor

Victoria Wilson da Costa Coelho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Professora associada de Linguística do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde atua na graduação, na pós graduação Lato sensu (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas) e nos Programa de Mestrado Profissionalizante em Letras (PROFLETRAS) e de Mestrado em Letras e Linguística (PPLIN). É doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e concluiu o pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense. Foi professora do ensino fundamental na rede estadual durante dez anos e quinze anos da rede privada. Atual líder do Grupo de Pesquisa Linguagem & Sociedade, participa de pesquisas relacionadas a temas no contexto da Linguística Aplicada: ao ensino e a aprendizagem da língua portuguesa, com ênfase nos estudos do letramento na escola e na universidade. Também pesquisa pragmática e polidez.  Tem livros e artigos publicados em periódicos nacionais com temas da área. 

Marcele Mendes Goulart, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / \\\\faculdade de Formação de Professores

Graduada em Letras (Português Literaturas) pela Universidade do estado do Rio de Janeiro - UERJ- FFP, pós-graduada em "Docência em letras e práticas pedagógicas" pela Universidade Cândido Mendes, mestranda em Letras (Linguística) pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística - PPLIN UERJ. Foi bolsista voluntária do Pré vestibular popular Pedro Pomar e do Pré Vestibular Social da Uerj- FFP, ministrando aulas de português e redação. Foi monitora de língua portuguesa e produção textual no Ensino Médio do Colégio Salesiano Santa Rosa. Integrou-se ao projeto de pesquisa "Emoções, face e (im)polidez em (dis)curso: tensões e conflitos em interações virtuais ou em outros ambientes" desenvolvido pela professora Dr.a Victoria Wilson da Costa Coelho. Publicou o trabalho completo " Face, emoções e (im)polidez nas conversações em rede: os elementos expressivos como marcadores de tensões e conflitos em interações virtuais" nos anais v. XXIII do congresso CIFEFIL, além de ter feito apresentações da pesquisa em congressos como IV Seminário de Línguas da UFRRJ e na Semana Acadêmica de Letras 2019. Atualmente, participa do grupo de pesquisa Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores.

Publicado
19-12-2022
Como Citar
Coelho, V. W. da C., & Goulart, M. M. (2022). Análise de uma interação conflituosa mediada pelo gênero Live. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (41), 115-132. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2022n41p115-132