A fala infantil sob a perspectiva da Linguística Cognitiva:

uma investigação sobre a produtividade dos conceitos de recursividade e mesclagem na compreensão dos fenômenos linguísticos em crianças

Palavras-chave: cognição, fala infantil, mesclagem, recursividade

Resumo

Este ensaio é fruto de uma investigação que busca entender a produtividade de teorias da Linguística Cognitiva, em especial, da Gramática de Construções, bem como de reflexões advindas das teorias do Dialogismo e da Análise de Discurso, para a análise da fala infantil. Para tanto, foram analisadas, em especial, a recursividade e a mesclagem para lançar luz sobre algumas falas infantis retiradas da página “Frases de Crianças”, empreendendo uma análise que investigou a complexidade cognitiva e linguístico-social dos fenômenos linguísticos apresentados por elas. O estudo buscou, então, compreender como a observância da atuação de princípios cognitivos gerais manifestados linguisticamente, bem como de outras capacidades cognitivas – como a memória e a recursão – é campo frutífero à análise de ocorrências linguísticas em crianças.

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Biografia do Autor

Mariana Almeida Paes Leme, PUC Minas

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e doutoranda em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Publicado
29-12-2023
Como Citar
Leme, M. A. P. (2023). A fala infantil sob a perspectiva da Linguística Cognitiva:. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (44), 80-94. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2023n44p80-94