Mãenarquia, Demãecracia?
A criatividade lexical em falas espontâneas de crianças
Resumo
A pesquisa apresentada neste artigo teve como objetivo analisar como se dá o processo de formação de novas palavras, os neologismos, em falas espontâneas de crianças. O corpus de análise se constitui das publicações da página Frases de Crianças no Instagram. Como embasamento teórico, inicialmente, recorremos a Rocha (2008), que discorre acerca do motivo pelo qual formamos novas palavras, além de apresentar as contribuições da teoria gerativa para os estudos morfológicos, como a apresentação das Regras de Formação de Palavras (RFPs) e as Regras de Análise Estrutural (RAEs). Valemo-nos também das contribuições de Gonçalves (2016) referentes aos estudos dos neologismos derivacionais, as formações imotivadas e as formas como única expressão da língua, bem como dos novos fenômenos da morfologia do português. O estudo mostrou que as crianças, ao criarem novas palavras, valem-se do processo de analogia de palavras já institucionalizadas e utilizam de recursos tais como o cruzamento vocabular e hibridismo.
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