Terra em conflito, harmonias possíveis: o caso d’ O cego estrelinho

  • Cláudio de Sá Capuano UFRRJ
Palavras-chave: literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

Tratar de guerra, em países em que ela foi presente por quase
meio século, antes e depois dos processos de independência,
tem sido tema recorrente em suas literaturas. Em Moçambique,
o escritor Mia Couto se utilizou do tema mais de uma vez,
para abordar não apenas as mazelas de guerras em curso, mas
também de suas consequências pós conflitos. O presente
trabalho analisa a estruturação discursiva do conto “O cego
Estrelinho”, publicado no volume Estórias abensonhadas. No
texto, Mia Couto aborda a guerra de forma indireta, por meio
da interessante relação de amor entre o cego, seu amigo-guia
e, posteriormente, a irmã deste. Entre amizade e sensualidade,
lemos ali a dura realidade da guerra, em paralelo com o
estabelecimento de relações humanas com ela em diálogo.
Palavras-chave: Mia Couto; O cego Estrelinho; Estórias
abensonhadas; Literatura moçambicana; Metáfora.

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Referências

BLUMENBERG, Hans. Naufrágio com espectador. Lisboa: Vega,

COUTO, Mia. Estórias abensonhadas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,

CRAVEIRINHA, José. História de Sonto: o menino dos jacarés de

pau. In: Hamina e outros contos. Maputo: Ndjira, 1996, p. 39-46.

Publicado
03-12-2010
Como Citar
Capuano, C. de S. (2010). Terra em conflito, harmonias possíveis: o caso d’ O cego estrelinho. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 2(19), 35-41. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7828