A Lei nº 10.639/03 e a formação do professor

  • Érica Cristina Bispo UFRJ
Palavras-chave: literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

Com a promulgação da lei nº 10.639/03, houve notável
crescimento de cursos visando a suprir a carência do conteúdo
Culturas e Literaturas Africanas e Afro-brasileiras na formação
do professor. No intuito de colaborar com a formação do
professor brasileiro, o trabalho que ora vem a lume é um
relato da experiência de ministrar o curso intitulado “As
literaturas africanas de língua portuguesa e a sala de aula”, no
IFRJ-Paracambi, em maio de 2010. O público-alvo se compôs
de professores da rede pública da cidade. Integrando o relato
de experiência, pretendo apontar os principais desafios na
elaboração e seleção de material para a oferta do curso, a reação
dos professores às Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
–LALP – e as principais propostas para a implementação
dessa lei em sala de aula, como parte integrante da disciplina
Literatura, estabelecendo relação dialógica com a literatura
brasileira.

Palavras-chave: Educação; Literaturas africanas; Lei nº
10.634/03; Poesia africana; Prosa africana.

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Publicado
03-12-2010
Como Citar
Bispo, Érica C. (2010). A Lei nº 10.639/03 e a formação do professor. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 2(19), 94-103. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7835