A alma caboverdeana através do livro Mornas de Eugénio Tavares

  • Fabiana Miraz de Freitas Grecco UNESP
Palavras-chave: literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

Amorna, gênero poético-musical de Cabo-Verde surgiu entre os
séculos XVIII e XIX e é, provavelmente, originária da ilha da
Boa Vista. Acompanhada por instrumentos de corda, principalmente
pelo violão, a morna revela temas sentimentais, tais
como: o amor, a partida, a saudade e a insularidade. Trataremos
aqui, de um artigo publicado no jornal O Eco de Cabo-
-Verde, intitulado “A alma caboverdiana no livro Mornas de
Eugénio Tavares”, escrito por Afonso Correia no ano de 1934.
Dele destacaremos e discutiremos a importância da morna e
do poeta Eugénio Tavares no cenário cultural cabo-verdiano da
década de 1930. Assim, analisaremos uma das críticas sobre o
livro mais relevante de Eugénio Tavares, problematizando as
questões sobre a morna e a reunião de características próprias
da nacionalidade por meio da literatura.

Palavras-chave: Morna; Eugênio Tavares; Cabo Verde; Literatura.

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Referências

ALFAMA, José Bernardo. Canções crioulas e músicas populares de

Cabo Verde. Lisboa: Imprensa Commercial, 1910.

BHABHA, Homi K. Da Mímica e do Homem – a ambivalência do discurso colonial. In: BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

CARDOSO, Pedro. Folclore caboverdiano. Lisboa, Edição da Solidariedade

Caboverdiana de Paris (1932) 1983.

CORREIA, Afonso. A alma caboverdeana através do livro Mornas de

Eugénio Tavares. In: O eco de Cabo-Verde. Praia, 28 de Fevereiro de

TAVARES, Eugénio. Mornas: Canzoni Creole. Nápolis: Guida, 2005.

Publicado
03-12-2010
Como Citar
Grecco, F. M. de F. (2010). A alma caboverdeana através do livro Mornas de Eugénio Tavares. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 2(19), 103-111. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7836