A alma caboverdeana através do livro Mornas de Eugénio Tavares
Resumo
Amorna, gênero poético-musical de Cabo-Verde surgiu entre os
séculos XVIII e XIX e é, provavelmente, originária da ilha da
Boa Vista. Acompanhada por instrumentos de corda, principalmente
pelo violão, a morna revela temas sentimentais, tais
como: o amor, a partida, a saudade e a insularidade. Trataremos
aqui, de um artigo publicado no jornal O Eco de Cabo-
-Verde, intitulado “A alma caboverdiana no livro Mornas de
Eugénio Tavares”, escrito por Afonso Correia no ano de 1934.
Dele destacaremos e discutiremos a importância da morna e
do poeta Eugénio Tavares no cenário cultural cabo-verdiano da
década de 1930. Assim, analisaremos uma das críticas sobre o
livro mais relevante de Eugénio Tavares, problematizando as
questões sobre a morna e a reunião de características próprias
da nacionalidade por meio da literatura.
Palavras-chave: Morna; Eugênio Tavares; Cabo Verde; Literatura.
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Referências
ALFAMA, José Bernardo. Canções crioulas e músicas populares de
Cabo Verde. Lisboa: Imprensa Commercial, 1910.
BHABHA, Homi K. Da Mímica e do Homem – a ambivalência do discurso colonial. In: BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
CARDOSO, Pedro. Folclore caboverdiano. Lisboa, Edição da Solidariedade
Caboverdiana de Paris (1932) 1983.
CORREIA, Afonso. A alma caboverdeana através do livro Mornas de
Eugénio Tavares. In: O eco de Cabo-Verde. Praia, 28 de Fevereiro de
TAVARES, Eugénio. Mornas: Canzoni Creole. Nápolis: Guida, 2005.
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