Harmonizando tempos, Suavizando Espaços - uma leitura de E se amanhã o medo, de Ondjaki

  • Giselle Leite Tavares Veiga UFF
Palavras-chave: literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

No trabalho em questão nos ateremos aos pares “movimento
e parada”, “peso e leveza” que se configuram em diversos
contos do livro E se amanhã o medo, do angolano Ondjaki
– através, por exemplo, das variações dos personagens, que,
ora são “sujeitos em trânsito”, ora permanecem estagnados
em determinado lugar ou estado. Na primeira parte do livro
– Horas tranquilas – os sentimentos passeiam pela alegria,
pela sensação de paz, pelo desejo e o anseio da mudança,
pela esperança. Conhecemos com os personagens o universo
do “amanhã”, espaço temporal tão caro para Angola. Parecenos
que o escritor pretende nos transmitir “movimento”,
mobilidade e novos caminhos. Em contrapartida, na segunda
parte do livro – Conchas escuras –, notamos algumas
diferenças. Ondjaki, neste momento, trabalha com o “medo”
que caminha lado a lado da esperança no “amanhã” tão
desejado. Pretendemos compreender de que maneira e por
quais motivos essas transformações se dão nos personagens e
nos espaços da narrativa.
Palavras-chave: Ondjaki; Espaços da narrativa; Universo do
amanhã; Personagens em trânsito.

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Referências

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1997.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo:

Companhia das Letras, 2000.

CANDIDO, Antonio. Movimento e parada. In: Na Sala de Aula. São

Paulo: Ed. Ática, 2008.

NASSAR, Raduan. Lavoura Arcaica. São Paulo: Companhia das Letras,

ONDJAKI. E se amanhã o medo. Lisboa: Caminho, 2005.

PETIT, Michèle. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. São

Paulo: Ed. 34, 2009.

Publicado
03-12-2010
Como Citar
Veiga, G. L. T. (2010). Harmonizando tempos, Suavizando Espaços - uma leitura de E se amanhã o medo, de Ondjaki. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 2(19), 155-161. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7842