O leitor assiste a dança de Hamina

  • Heloisa Alves Braga PUC Minas
Palavras-chave: literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar a performance do
texto a partir do conto “Hamina <<faz hara-quiri>> nos
templos da Rua Araújo”, de José Craveirinha. Entende-se que,
no conto, a partir da linguagem, é possível perceber que o leitor
não se posiciona apenas como tal, mas também como ouvinte,
como espectador. Através das construções linguísticas, da
utilização do movimento frenético por meio das músicas twist
e kwela no conto de Craveirinha, percebem-se as criações de
cenários que parecem transpor os limites do livro, operando
de forma tão singular que o leitor-ouvinte-espectador pode
visualizar a cena apresentada e ouvir o ritmo das narrativas.

Palavras-chave: Texto; Performance; Leitor-ouvinteespectador.

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Referências

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Publicado
02-12-2011
Como Citar
Braga, H. A. (2011). O leitor assiste a dança de Hamina. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(21), 104-109. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7917