EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA

  • Sérgio Roberto Gomide Filho UFMG
Palavras-chave: literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

O presente trabalho propõe uma breve discussão acerca das relações entre a noção de estética, o ensino/aprendizagem da literatura e a constituição da subjetividade. A perspectiva adotada é fundamentalmente política, na medida em que envolve uma reflexão sobre operações constitutivas do sujeito-leitor, em seu poder de dizer e de agir. Não obstante, a perspectiva é política, na medida em que envolve também a consideração do estatuto problemático da literatura na contemporaneidade, o que, em maior ou menor grau, acaba por incidir sobre os “métodos de ensino” da disciplina. Nesse cenário, cumpre pontuar, por um lado, as implicações políticas inerentes aos usos da língua tornados possíveis pelo texto literário; por outro, o panorama histórico-cultural da literatura na modernidade, incluindo-se aí o próprio discurso da crítica subjacente ao tratamento do texto literário na escola e na academia, particularmente no que diz respeito à legitimação de concepções que ora buscam justificar o ensino de literatura a partir do “prazer estético”, ora fazem com que a negatividade e a reflexividade atuem como verdadeiros índices de literariedade.

Palavras-chave: Literatura. Ensino/aprendizagem. Subjetividade. Estética. Política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Arte, inoperatividade, política. In: CARDOSO, Rui Mota (Org.). Política. Porto: Fundação Serralves, 2007. p. 35-49.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Tradução de Laura T. Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Tradução Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

RAMOS, Graciliano. Leitura. In: RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1986. p.104-109.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009

Publicado
03-05-2013
Como Citar
Gomide Filho, S. R. (2013). EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SUBJETIVIDADE, POLÍTICA, POESIA. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(22), 8-14. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8112