A produção de texto: um exercício de interseção entre tipo textual e gênero discursivo

  • Anita Maria Ferreira da Silva PUC Minas
  • Janaína Zaidan Bicalho Fonseca PUC Minas
  • Ada Magaly Matias Brasileiro PUC Minas
Palavras-chave: literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

No presente artigo, propõe-se levantar e compreender as orientações
teórico-metodológicas que têm direcionado a conduta do professor
de Ensino Médio, apresentando um cenário da sala de aula de
produção de textos, hoje, as condutas metodológicas e as referências
norteadoras do processo. Para tanto, realizamos uma pesquisa
exploratória e descritiva, baseada em um questionário qualitativo
aplicado a professores das redes federal, estadual e particular de
ensino. Os dados mostraram que os professores que adotam uma visão
sociodiscursivista, aparentemente demonstram-se mais preparados
para a condução do trabalho com tipologia e gênero discursivo de
maneira complementar.

Palavras-chave: Tipo textual. Gênero discursivo. Produção de texto.
Metodologia de ensino.

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Publicado
09-12-2013
Como Citar
da Silva, A. M. F., Bicalho Fonseca, J. Z., & Brasileiro, A. M. M. (2013). A produção de texto: um exercício de interseção entre tipo textual e gênero discursivo. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(23), 77-92. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8308
Seção
Dossiê ação e formação docente

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