Mecanismos enunciativos do Guia PNLD 2010: sugestão ou prescrição?

  • Andréia Godinho Moreira PUC Minas
  • Hermínia Maria Martins Lima Silveira PUC Minas
  • Ursula Bianca Ribeiro Herzog PUC Minas
Palavras-chave: literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

Este trabalho visa a investigar o gerenciamento de vozes que assumem
o posicionamento enunciativo que sustenta o discurso do Guia de
Livros Didáticos do Programa Nacional do Livro Didático 2010 –
Letramento e Alfabetização – Língua Portuguesa. Como o objetivo do
Guia é fornecer a professores dos anos iniciais do ensino fundamental
subsídios teóricos suficientes para que possam proceder à escolha do
livro mais adequado a suas necessidades e às de seus alunos, cumprenos
verificar, ainda, a expressão das modalizações que permeiam esse
discurso, a partir do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART,
2003), com vistas a identificar e analisar as marcas linguísticas que
deixam entrever um tom prescritivo nas sugestões endereçadas a
professores.

Palavras-chave: Gerenciamento de vozes. Modalizações.
Posicionamento enunciativo. Livro didático. Guia PNLD.

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Publicado
09-12-2013
Como Citar
Moreira, A. G., Silveira, H. M. M. L., & Herzog, U. B. R. (2013). Mecanismos enunciativos do Guia PNLD 2010: sugestão ou prescrição?. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(23), 108-120. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8326
Seção
Dossiê ação e formação docente