Ensino aprendizagem de resenhas: um estudo sobre a correção de textos em curso de formação de professores
Resumo
Este artigo pretende discutir o processo de ensino/aprendizagem de
resenhas em curso de formação de professores, através da análise
de correções de resenhas produzidas por alunos do primeiro ano
de Curso de Letras, tendo em vista os efeitos desse expediente na
aprendizagem do gênero pelos estudantes. Procura-se examinar como
os alunos compreendem as correções feitas pelo professor em suas
resenhas e de que modo isso se manifesta nas atividades de reescrita
por eles efetivadas.
Palavras-Chave: Letramento. Retextualização. Reescrita. Gênero
Textual. Correção de Texto.
Downloads
Referências
Assis, Juliana Alves. A Produção de resumos acadêmicos no processo de formação inicial de professor. Texto apresentado no 14º COLE - Sessão de Comunicações Coordenadas: Estudos sobre gêneros textuais e suas contribuições para o processo de letramento de professores em formação. Campinas/UNICAMP – julho de 2003.
Assis, Juliana Alves. Ensino/aprendizagem de resenhas no curso de
Letras: negociação de saberes entre professores e professores em
formação. Texto apresentado no 52º Seminário do GEL – Campinas/
UNICAMP – 29 a 31 de julho de 2004.
BRAGA, D. B. Leitura crítica: o lugar do ensino de língua. In: Leitura:
teoria e prática. Campinas/Porto Alegre: ALB & mercado Aberto, ano
, n. 31, jun. 1989 p. 50-55.
LEAL, T. F. Prática social da leitura na escola e na sociedade. In:
Leitura: teoria e prática. Campinas/Porto Alegre: ALB & Mercado
Aberto, ano 18, n. 34, dez. 1999 p. 30-39.
Marcuschi, Luiz Antonio. Da fala para a escrita: atividade de
retextualização. 2 ed.- São Paulo: Cortez, 2001.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Atividades de (re)
textualização em práticas acadêmicas: Um estudo do resumo. In:
Scripta. Belo Horizonte, v.6, n.11, p.109-122, 2º sem. 2002.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Referenciação e
retextualização de textos acadêmicos: um estudo do resumo e da
resenha. In: Anais. III Congresso Internacional da ABRALIN. Rio de
Janeiro, março de 2003.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Os gêneros acadêmicos
na formação profissional: práticas discursivas e produção de
conhecimentos na leitura e na escrita. Projeto de Pesquisa/ CNPq.
Belo Horizonte: PUC-Minas: 2003.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles e SILVA, Jane Quintiliano
Guimarães. Retextualização: movimentos de aprendizagem. In: Anais. II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição: Reflexões para o Ensino. Campinas, SP: Graf. FE; ALB, 2003.
Motta-Roth, Désirée. Capítulo 2 Resenha. In: Redação acadêmica:
princípios básicos. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Imprensa Universitária: 2001.
Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio. Como se corrige redação na
escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.