Os estilos de Nietzsche sobre os nomes da “mulher”

  • Rodrigo Guimarães Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Doutor em Literatura Comparada.
Palavras-chave: Nietzsche. Mulher. Jacques Derrida. Desconstrução. Psicanálise.

Resumo

O presente texto enseja circunscrever, minimamente, alguns axiomas nietzscheanos que desafiam a homogeneidade das concepções unívocas relacionadas aos nomes “mulher” e “feminino”. A partir das reflexões tardias de Jacques Derrida (Éperons: les styles de
Nietzsche, 1978; “Chorégraphies”. In: Points de suspension: entretiens, 1992) em diálogo (sub)textual com as reflexões advindas da psicanálise (sobretudo a obra Nomes-do-Pai, de Jacques Lacan, 2005), acrescidas de alguns ensaios próprios (”e“: ensaios de literatura e filosofia, 2010), propõe-se problematizar as diferentes e contraditórias enunciações de Nietzsche em relação à mulher (frequentemente pluralizada em multidão de mães, filhas, esposas, governantas, prostitutas, virgens, empregadas) e às figurações específicas da feminilidade.

Palavras-chave: Nietzsche. Mulher. Jacques Derrida. Desconstrução. Psicanálise.

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Biografia do Autor

Rodrigo Guimarães, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Doutor em Literatura Comparada.
É Professor Adjunto I de Teoria da Literatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Psicologia Social pela UFMG (1999) e doutorado em Literatura Comparada pela mesma instituição (2006). Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicologia Social, Identidades Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemia de HIV/AIDS, intervenções com grupos específicos, discriminação e estigma, psicoterapia. Na área de Literatura vem trabalhando com poéticas da modernidade em interlocução com o referencial teórico dos pensadores da "desconstrução". Publicou os seguintes livros: Ação e vida; Olhares Plurais; Olhares; Celacanto (Prêmio Nacional Vereda Literária); Objeto Algum (Prêmio Nacional "Governo de Minas Gerais de Literatura"); "E": ensaios de literatura e filosofia. Atualmente coordena os projetos "Itinerários Poéticos: paisagens e imagens de Minas" (UFVJM); "Garimpos do Alto Jequitinhonha: olhares e dizeres" (UFVJM); "Ressignificações da Identidade Garimpeira no Alto Jequitinhonha" (UFVJM); "Narrativas Orais no Alto Jequitinhonha: espaços de memória e resistência cultural" (UFVJM).

Referências

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo. Tradução de Georges Lamazière. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

DERRIDA, Jacques. Éperons. Les styles de Nietzsche. Paris: Flammarion, 1978.

DERRIDA, Jacques. “Chorégraphies”. In: DERRIDA, Jacques. Points de suspension: entretiens. Paris: Éditions Galilée, 1992.

GUIMARÃES, Rodrigo. ”e“ – Ensaios de literatura e filosofia. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2010.

LACAN, Jacques. Nomes-do-Pai. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

NASCIMENTO, Evando. Derrida e a literatura: “notas” de literatura e filosofia nos textos de desconstrução. Niterói: Editora da UFF, 1999.

SLOTERDIJK, Peter. O quinto “Evangelho” de Nietzsche: é possível melhorar a Boa Nova? Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.

Publicado
07-11-2016
Como Citar
Guimarães, R. (2016). Os estilos de Nietzsche sobre os nomes da “mulher”. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (28), 268-274. https://doi.org/10.5752/P2358-3231.2016n28p268
Seção
Filosofia e Literatura