O audaz navegante: a poesia da infância

  • Marta Rodrigues Professora do Instituto Federal Colégio Pedro II. Doutora em Literatura Brasileira.
Palavras-chave: Guimarães Rosa. Primeiras estórias. Infância.

Resumo

Nos contos de Primeiras estórias, de Guimarães Rosa, transita-se por vários aspectos e temas que caracterizaram a obra do autor, dentre eles o tema da infância. Em “A partida do audaz navegante”, o olhar infantil é responsável por revelações de ordem pessoal, sentimental, existencial. O presente texto visa a analisar o conto a partir de observações feitas durante nosso convívio com o texto. Não selecionaremos um único aspecto, mas, a partir de interpretações várias, tentaremos associá-las entre si, em busca de alguma unidade. Para atingir essa finalidade, dividimos o estudo em duas partes: a primeira encerra aspectos genéricos que se podem depreender não só do conto em questão, como também de outros contos de Primeiras estórias; a segunda objetiva rastrear o texto,
esmiuçando-o em seus detalhes. A análise em questão é resultado do olhar de leitora apaixonada que, a cada nova leitura, redescobre o prazer de ver pelo olhar da infância.


Palavras-chave: Guimarães Rosa. Primeiras estórias. Infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Rodrigues, Professora do Instituto Federal Colégio Pedro II. Doutora em Literatura Brasileira.
Mestre em Letras Vernáculas, na área de Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a dissertação "Entre a crítica e paixão: os discursos do narrador e do protagonista em Triste fim de Policarpo Quaresma" (2007) e Doutora pela mesma universidade, com a tese "Lima Barreto, leitor de Balzac: as ilusões perdidas de Luciano e Isaías Caminha" (2012). Atualmente, professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação no Instituto Federal Colégio Pedro II, campus Humaitá II (Ensino Médio), no colégio Andrews (Ensino Médio) e na Secretaria Municipal de Educação (Ensino Fundamental II). Lider do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Língua e Literatura (NUPELL), de professores do Colégio Pedro II, e integra o LITESCOLA, grupo de pesquisa do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II. Possuo experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua e Literatura; a obra de Lima Barreto; o Rio de Janeiro do início do século.

Referências

BARTHES, Roland. O grau zero da escritura. São Paulo: Cultrix, 1972.

CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.

NUNES, Benedito. “O amor na obra de Guimarães Rosa”, “A viagem”. In: Nunes, Benedito. O dorso do tigre. Rio de Janeiro: Perspectiva, 1986.

RÓNAI, Paulo. “Os vastos espaços”. In: ROSA, Guimarães. Primeiras estórias. 6ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, INL, 1972.

ROSA, Guimarães. Primeiras estórias. 6ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, INL, 1972.

Publicado
07-11-2016
Como Citar
Rodrigues, M. (2016). O audaz navegante: a poesia da infância. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (28), 34-41. https://doi.org/10.5752/P2358-3231.2016n28p34