A paisagem de Guimarães Rosa: o espaço geográfico como representação da alma do homem sertanejo
Resumo
As questões espaciais no trabalho de Guimarães Rosa são tão relevantes quanto os outros elementos, como os personagens, o tempo, o enredo etc., pois são fundamentais para o desenvolvimento das situações trágicas, cômicas, dramáticas, fantásticas, românticas e amorosas da sua prosa. O trabalho objetiva discutir, através da análise dos contos “Os irmãos Dagobé” e “Sarapalha”, com o apoio de alguns teóricos e do dicionário de símbolos, o quanto a personalidade, valores, relações e atitudes dos personagens estão interligados ao sertão e a suas particularidades regionais, assim como as mudanças internas estão vinculadas diretamente a transformações externas. Os contos adotados para estudo, um de narrativa curta e outro de narrativa mais extensa possuem formas diferentes de mostrar o quanto o sertão tem uma forma particular de penetrar a alma do indivíduo e determinar o rumo das perspectivas inerentes ao homem, como sobrevivência, abandono, solidão e a linha tênue entre a vida e a morte.
Palavras-Chave: Guimarães Rosa. Paisagem. Sertão. Representação.
Downloads
Referências
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Coordenação de Carlos Sussekind. Tradução de Vera da Costa e Silva, Raul de Sá Barbosa, Angela Melim e Lúcia Melim. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1999.
CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. Tradução Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Perspectiva, 1974
COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. Volume VI, parte III/ Relações e perspectivas. 3 ed. revista e atualizada. José Olympio Editora: Rio de Janeiro/Niterói
MELO. Vera Mayrinch. Paisagem e simbolismo. In Paisagem, imaginário e espaço. Organizadores, Zeny Eosendahl, Roberto Lobato Corrêa. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2001.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1965.
ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1979.
ROSA, João Guimarães. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
ROSA, João Guimarães. Tutaméia: terceiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.