O olhar estrangeiro na Lisboa de oitocentos

Palavras-chave: Lisboa, Século XIX, Estrangeiros, Literatura de viagem.

Resumo

Esta comunicação pretende desenhar o cenário de uma cidade que, mercê da sua singularidade ao longo de Oitocentos, se tornou numa das favoritas da narrativa de viagens estrangeira. Através do discurso literário, procurar-se-á cartografar a imagem de uma Lisboa guardadana memória dos visitantes europeus, anotando-lhe os hábitos, os usos e costumes, as vicissitudes e as multiplicidades. Mergulhado num cenário diáfano e longínquo, o olhar estrangeiro construiu uma mundividência própria da capital imperial que deu mundos ao mundo, a metrópole cosmopolita e simultaneamente parada num tempo da pedra que viu chegar naus, caravelas e navios, inspirando numerosos relatos que constituem olhares de uma inusitada modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria João Castro, Universidade Nova de Lisboa - Portugal. Centro de História d´Aquém e d´Além Mar (CHAM).

 

Maria João Castro é doutorada em História da Arte Contemporânea e investigadora integrada do Centro de História d´Aquém e d´Além Mar (CHAM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Pós-Graduada em Relações Internacionais e formada em Gestão de Empresas Turísticas, é presentemente Pós-Doc com bolsa da FCT com o projeto ArTravel. Viagem e Arte Colonial na Cultura Contemporânea (http://www.fcsh.unl.pt/artravel/). Conferencista convidada do Departamento de História da Arte da FCSH-UNL onde tem vindo a orientar dissertações de mestrado e teses de doutoramento, integrou comissões científicas, organizou/participou em colóquios e publicou artigos em Portugal, Escócia, Roménia, Dubai e Brasil. Os seus domínios de especialização centram-se na História da Arte e Cultura Contemporânea, infletindo na ligação da Arte com o Poder, quer em relação à à arte ultramarina quer no que concerne e aos estudos (Pós) Coloniais.


Referências

ABRANTES, Laure. Souvenirs d'une ambassade et d'un séjour en Espagne et en Portugal de 1808 à 1811. Paris: Ollivier Librarire Éditeur, 1837.

BECKFORD, William. Diário de William Beckford em Portugal e Espanha. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2009.

BRIGOLA, João Carlos. Os viajantes e o “livro dos museus”. Porto: Dafne, 2010.

BYRON, Lord. Childe Harold's Pilgrimage. London: Create Space Independent Publishing Platform, 2009.

CAMPOS, Elisa. Portugal e os Portugueses na literatura de viajantes estrangeiros 1790-1810. Lisboa: FL, 2006.

FRANÇA, José-Augusto. A Arte em Portugal no Século XIX. vol. I. Lisboa: Bertrand, 1990.

GORANI, Giuseppe. Portugal a côrte e o país nos anos de 1765-1767. Lisboa: Lisóptima, 1989.

LINK, Heinrich Friedrich. Notas de uma Viagem a Portugal e através de França e Espanha. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2005.

LICHNOWSKY, Felix. Portugal. Recordações do Ano de 1842. Lisboa: Alfa, 1990.

MONTESQUIEU, Charles. Cartas Persas. Número LXXVIII, 1721.

RACZYNSKI, Athanasius. Les Arts en Portugal. Paris: Jules Renouard, 1846.

RATTAZZI, Maria. Portugal de Relance. Lisboa: Antígona, 1997.

RAMOS, Rui (Coord.). História de Portugal. Lisboa: A Esfera dos Livros, 2009.

RUDERS, Carl Israel. Viagem em Portugal, 1798-1802. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2013.

Publicado
13-05-2017
Como Citar
CASTRO, M. J. O olhar estrangeiro na Lisboa de oitocentos. Cadernos de História, v. 18, n. 28, p. 318-330, 13 maio 2017.