A recuperação da Lagoinha dentro de uma nova concepção de política urbana

  • Heloisa Guaracy Machado PUC Minas
  • Maria de Lourdes Dolabela L. Pereira UFMG

Resumo

O texto trata de um estudo de caso – o bairro da Lagoinha, em Belo Horizonte – a partir de uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo a história, a sociologia e a arquitetura, e de uma análise micro e macroestrutural da região. Através do estudo sobre a recuperação do espaço físico, social e históricocultural da Lagoinha, pretendemos promover a rediscussão teórica sobre as práticas de intervenção urbana. Isto inclui novas posturas e novas formas de preservação do patrimônio edificado, associadas a uma significação dada pela própria coletividade, isto é, levando em conta a identidade cultural e a qualidade de vida da população, o que, em suma, incide diretamente sobre a questão da cidadania, e expressa, de forma mais coerente, a experiência coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Guaracy Machado, PUC Minas
Possui graduação em Licenciatura Em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Diretora do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval/Ibérica, atuando principalmente nos seguintes temas: península ibérica, medievo, afonso henriques, portugal e américa latina.
Maria de Lourdes Dolabela L. Pereira, UFMG
possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1999). É pós-doutor pela Sorbonne XII, Laboratoires, Territoires,Tecniques e Sociétés (LATTS)(2003). Aposentada em setembro de 2008.Atualmente é professor pesquisador associado voluntário do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Exerce desde maio de 2009 o cargo de coordenadora do Observatório de Políticas Metropolitanas da Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Tem experiência nas áreas de Sociologia Urbana, Gestão Urbana e Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: participação, democracia, gestão urbana, patrimonio e cidadania.
Como Citar
MACHADO, H. G.; PEREIRA, M. DE L. D. L. A recuperação da Lagoinha dentro de uma nova concepção de política urbana. Cadernos de História, v. 2, n. 3, p. 36-49, 11.
Seção
Temática Livre - Artigos