A recuperação da Lagoinha dentro de uma nova concepção de política urbana
Resumo
O texto trata de um estudo de caso – o bairro da Lagoinha, em Belo Horizonte – a partir de uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo a história, a sociologia e a arquitetura, e de uma análise micro e macroestrutural da região. Através do estudo sobre a recuperação do espaço físico, social e históricocultural da Lagoinha, pretendemos promover a rediscussão teórica sobre as práticas de intervenção urbana. Isto inclui novas posturas e novas formas de preservação do patrimônio edificado, associadas a uma significação dada pela própria coletividade, isto é, levando em conta a identidade cultural e a qualidade de vida da população, o que, em suma, incide diretamente sobre a questão da cidadania, e expressa, de forma mais coerente, a experiência coletiva.
Downloads
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".